J.R. Guzzo é o novo colunista do Metrópoles
Autor de opiniões contundentes e textos polêmicos, o ex-diretor de Veja escreverá todos os dias para o Metrópoles
atualizado
Compartilhar notícia
A partir desta quarta-feira (30/10/2019), o jornalista José Roberto Guzzo, que assina como J.R. Guzzo, passa a publicar diariamente no portal Metrópoles.
Com 55 anos de profissão, Guzzo acumula currículo notável. Na década de 1960, foi subsecretário da edição paulista do jornal Última Hora. Entrou na Editora Abril em 1968 e dirigiu o mais importante título do grupo, a Revista Veja, entre os anos 1976 e 1991, tendo ainda atuado no Conselho Editorial da Abril. Também escrevia para a Exame.
Autor de opiniões contundentes e, muitas vezes, polêmicas, Guzzo é voz recorrentemente associada aos posicionamentos de direita. Já liderou muitas discussões veementes ao defender o presidente da República, Jair Bolsonaro, e sua equipe e ao se pronunciar sobre temas como intervenção militar, STF, casamento gay, religião.
Recentemente, envolveu-se em episódio que resultou no seu desligamento da Veja. Segundo revelou o próprio colunista, a revista se negou a publicar um artigo em que o jornalista criticava energicamente os juízes do Supremo Tribunal Federal.
O texto que motivou o rompimento de Guzzo com a Veja acabou sendo publicado na edição do dia 18/10/2019 na Folha de S.Paulo, sob o título A fila anda.
Na ocasião, Guzzo dizia que só o calendário, em uma alusão ao tempo, seria capaz de livrar os brasileiros dos atuais ministros do STF, em referência à expectativa de aposentadoria dos integrantes da Corte.
J.R. Guzzo publicará no Metrópoles conteúdo exclusivo com análises, críticas e visões dos cenários político, econômico e social no Brasil. O espaço será atualizado pelo menos duas vezes ao dia durante a semana, com exceção dos sábados.
Aos domingos, o jornalista se dedicará a uma reflexão mais aprofundada sobre algum aspecto de relevância.