Formação, vivência e texto para web são temas do 1º dia do Mentor
Lilian Tahan, diretora-executiva do Metrópoles, recebeu os estagiários do programa: “Oportunidade única para estudantes de jornalismo do DF”
atualizado
Compartilhar notícia
Uma tarde de muita conversa sobre texto para web, importância da capacitação, vivência e troca de experiências marcou o início do treinamento da primeira turma do Programa de Estágio do Metrópoles, o Mentor, nesta segunda-feira (23/8).
Os 10 estudantes de jornalismo aprovados em processo seletivo tiveram o primeiro gostinho do que está por vir no treinamento ao ser recepcionados pela diretora-executiva do portal, Lilian Tahan.
A jornalista falou sobre a iniciativa pioneira do site fora do eixo Rio-São Paulo de capacitar novos talentos no jornalismo no ambiente digital: “É um marco no Distrito Federal. O intuito é inseri-los na realidade prática do jornalismo e ajudar na formação de bons profissionais. O que queremos aqui é proporcionar para vocês uma vivência que poucas pessoas tiveram chance de ter no começo da carreira”.
“A dinâmica do que vocês vão conseguir a partir de agora é muito interessante, porque a ideia é que vocês bebam da fonte de cada uma das áreas dentro do portal”, afirmou.
A jornalista reforçou a importância de os estudantes terem diferentes experiências no período do treinamento, que inclui rodízio em todas as editorias do Metrópoles. “Aproveitem para se conhecer dentro do jornalismo”, recomendou. Lilian Tahan disse que a oportunidade de conhecer várias editorias foi algo que “fez falta” em seu início de carreira.
Outros temas
O bate-papo com a diretora-executiva do site não foi a única atividade do dia. Os universitários conheceram a redação e tiveram a primeira experiência com o editor de texto. A coordenadora do Mentor, a jornalista Maria Eugênia, também introduziu temas que estarão presentes no dia a dia do curso, como texto para web, apuração, pautas e relação com a fonte.
A importância de passar aos leitores informação de qualidade foi destacada pela mentora. Os estudantes foram convocados a pensar um pouco sobre o que é notícia, para quem o jornalista escreve e qual o impacto que a informação provoca na vida das pessoas.
Entre as atividades previstas no treinamento, estão encontros com editores, repórteres e colunistas do grupo; aprender os melhores protocolos de Search Engine Optimization (SEO); receber orientações sobre fotografia e vídeos, Lei de Acesso à Informação (LAI), além da produção de matérias para todas editorias. Antes de colocar efetivamente a mão na massa na redação, os estagiários terão palestras sobre jornalismo investigativo, político, analítico e de dados, entre outros assuntos.
Neste primeiro momento de imersão, o grupo trabalhará separado da redação, em função da pandemia de Covid-19, e também por causa do formato de conversa e troca de experiências que o programa exige.
O grupo selecionado é composto por alunos em diferentes fases da graduação em jornalismo e de diversas faculdades do Distrito Federal, como a Universidade de Brasília (UnB), Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Universidade Católica de Brasília, Unip Brasília e Universidade Estácio de Sá.
Lançado em 2015, o Metrópoles foi desenvolvido exclusivamente para o jornalismo digital, sendo hoje um dos sites mais acessados no país. Além da sede em Brasília, possui sucursais no Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia.
(*) Daniela Santos é uma das estagiárias do Programa Mentor