metropoles.com

Brasil é o país com maior número de jornalistas mortos por Covid-19

Ao todo, 169 profissionais morreram entre abril de 2020 e março de 2021. Somente este ano, até março, foram 86 falecimentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Bolsonaro conversa com jornalistas no Planalto
1 de 1 Presidente Bolsonaro conversa com jornalistas no Planalto - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Brasil é o país em que mais jornalistas morreram com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Os dados, referentes ao primeiro trimestre de 2021, são da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Somente em março passado foram 47 óbitos.

O dossiê divulgado nesta terça-feira (6/4) revela que 86 jornalistas faleceram entre janeiro e março deste ano. O índice é 8,6% maior que no mesmo período de 2020.

Ao todo, 169 profissionais perderam a vida entre abril de 2020 e março de 2021 para a doença. O dossiê também mostra que, em três meses, o número de mortes neste ano supera todo o ano de 2020, quando foram registradas 78 mortes de abril a dezembro.

Os dados da Fenaj mostram o Brasil à frente do Peru, que registra pouco menos de 140 mortes segundo levantamento do Press Emblem Campaign e liderava o ranking. Para o leitor ter dimensão do impacto dos números, em todo 2020, 50  jornalistas foram assassinados em todo o mundo.

Os estados com maior número de mortes de jornalistas são Amazonas, Pará e São Paulo, com 19 ocorrências cada, seguido do Rio de Janeiro (15) e Paraná (13).

No Distrito Federal, segundo o levantamento, ocorreram três mortes. Apenas o estado do Acre não apresenta nenhum caso fatal entre jornalistas.

Números

Na categoria, a maioria dos casos é na faixa etária dos 51 a 70 anos (54,9% das mortes) e entre homens, sendo que, entre as vítimas da doença, 9,8% são mulheres jornalistas.

Em comunicado, a presidente da Fenaj, Maria José Braga, alertou para os riscos da cobertura da pandemia, mas defendeu a jornalismo de qualidade.

“Os números são alarmantes, mas vamos continuar cumprindo nosso papel, porque informação verdadeira também ajuda a salvar vidas”, escreveu.

O Brasil tem registrado sucessivos recordes em relação à Covid-19, o que tem chamado a atenção da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ao todo, o país tem mais de 13 milhões de casos e 333 mil óbitos em decorrência da doença. O Ministério da Saúde aplicou 22,2 milhões unidades da vacina (entre primeira e segunda doses). Atualmente, a nação brasileira é o epicentro da pandemia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?