Imprensa internacional repercute decisão de Lula se entregar à PF
As dificuldades da saída de Lula do Sindicato dos Metalúrgicos também repercutem no exterior
atualizado
Compartilhar notícia
Alguns dos principais veículos de imprensa do mundo destacam em suas páginas na internet a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de se entregar à Polícia Federal (PF) neste sábado (7/4), depois de discursar por quase uma hora a uma multidão de apoiadores no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo.
Jornais norte-americanos como Washington Post e The Wall Street Journal ressaltaram do discurso do ex-presidente que ele voltou a defender sua inocência, após ter sido condenado a 12 anos de prisão por corrupção. “Cumprirei a ordem. Dessa forma, eles saberão que não tenho medo. Eu não estou correndo. Eu vou provar a minha inocência”, destacou o Washington Post.
Former Brazilian president Lula says he will surrender to police after days-long standoff https://t.co/34D6Ud8tVD
— Washington Post (@washingtonpost) 7 de abril de 2018
A rede britânica BBC também repercutiu o anúncio do ex-presidente de se entregar e lembrou que Lula era o favorito nas pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais deste ano.
O periódico francês Le Monde pontuou que o ex-chefe de Estado desafiou novamente as acusações contra ele e disse que quer provar que seu julgamento é um “crime político”.
Au Brésil, Lula annonce accepter d’aller en prison https://t.co/USt0j4ntVq
— Le Monde (@lemondefr) 7 de abril de 2018
O jornal argentino Clarín ressaltou do discurso do ex-presidente o trecho em que ele disse ter negado asilo político. “Eu tive a chance de ir ao Uruguai. Eles me disseram para fazer isso. Deixe-o ir para a embaixada da Bolívia, do Uruguai, da Rússia. Eu disse que não aceito isso. Eu vou cumprir o mandato. Não estou me escondendo”.
En instantes se entrega #LulaDaSilva https://t.co/Y19FCJ8jkn pic.twitter.com/JNySzZ19TM
— Clarín (@clarincom) 7 de abril de 2018
Dificuldades na saída do sindicato
As dificuldades enfrentadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para deixar o prédio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e se apresentar à Polícia Federal na tarde deste sábado também ganharam destaque.
O jornal norte-americano New York Times aponta que “dúzias de apoiadores não deixaram o carro em que Lula estava sair pelos portões do sindicato”. O veículo ainda destaca que a Polícia Federal ” não quer tentar buscá-lo no sindicato – o que poderia provocar confrontos”.
Já o periódico espanhol El País colocou a situação de Lula na capa do portal. “Um grupo de seguidores de Lula bloqueia a saída do sindicato para impedir que se entregue”, diz a manchete.
DIRECTO | El juez Sergio Moro, que ordenó la prisión de Lula, ha dicho a un canal de televisón chino que no veía “razón para aplazar más” el caso https://t.co/s9mVRDgFGe
— EL PAÍS (@el_pais) 7 de abril de 2018
O mesmo destaque é verificado no portal Público, de Portugal. “Lula tenta abandonar sede do sindicato, mas apoiadores barram saída.”
Brasil. Ao minuto: Entregar-se ou resistir? O tempo de Lula está a esgotar-se https://t.co/f4Ibk6VLYh
— Público (@Publico) 6 de abril de 2018