metropoles.com

Imprensa internacional repercute decisão de Lula se entregar à PF

As dificuldades da saída de Lula do Sindicato dos Metalúrgicos também repercutem no exterior

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Lula pouco antes da prisão, em abril de 2018
1 de 1 Lula pouco antes da prisão, em abril de 2018 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Alguns dos principais veículos de imprensa do mundo destacam em suas páginas na internet a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de se entregar à Polícia Federal (PF) neste sábado (7/4), depois de discursar por quase uma hora a uma multidão de apoiadores no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo.

Jornais norte-americanos como Washington Post e The Wall Street Journal ressaltaram do discurso do ex-presidente que ele voltou a defender sua inocência, após ter sido condenado a 12 anos de prisão por corrupção. “Cumprirei a ordem. Dessa forma, eles saberão que não tenho medo. Eu não estou correndo. Eu vou provar a minha inocência”, destacou o Washington Post.

A rede britânica BBC também repercutiu o anúncio do ex-presidente de se entregar e lembrou que Lula era o favorito nas pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais deste ano.

O periódico francês Le Monde pontuou que o ex-chefe de Estado desafiou novamente as acusações contra ele e disse que quer provar que seu julgamento é um “crime político”.

O jornal argentino Clarín ressaltou do discurso do ex-presidente o trecho em que ele disse ter negado asilo político. “Eu tive a chance de ir ao Uruguai. Eles me disseram para fazer isso. Deixe-o ir para a embaixada da Bolívia, do Uruguai, da Rússia. Eu disse que não aceito isso. Eu vou cumprir o mandato. Não estou me escondendo”.

Dificuldades na saída do sindicato
As dificuldades enfrentadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para deixar o prédio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e se apresentar à Polícia Federal na tarde deste sábado também ganharam destaque.

O jornal norte-americano New York Times aponta que “dúzias de apoiadores não deixaram o carro em que Lula estava sair pelos portões do sindicato”. O veículo ainda destaca que a Polícia Federal ” não quer tentar buscá-lo no sindicato – o que poderia provocar confrontos”.

Já o periódico espanhol El País colocou a situação de Lula na capa do portal. “Um grupo de seguidores de Lula bloqueia a saída do sindicato para impedir que se entregue”, diz a manchete.

O mesmo destaque é verificado no portal Público, de Portugal. “Lula tenta abandonar sede do sindicato, mas apoiadores barram saída.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?