Imprensa internacional noticia a prisão do ex-presidente Michel Temer
O The Guardian, veículo britânico, disse que ele já foi acusado de diversos crimes, como corrupção e obstrução de justiça
atualizado
Compartilhar notícia
A imprensa internacional repercutiu a prisão do ex-presidente Michel Temer (MDB). O The Guardian lembrou que ele teve papel fundamental no processo de impeachment da “rival” Dilma Rousseff, em 2016, quando ele era vice-presidente.
O veículo britânico citou que Temer já foi acusado de diversos crimes políticos, como corrupção, extorsão e obstrução de justiça, mas “conseguiu evitar um processo de impeachment graças às alianças no Congresso”.
Por fim, o The Guardian afirmou que a prisão era iminente desde a perda das “proteções legais conferidas a um presidente”.
A BBC News disse que o ex-presidente sempre negou a participação em qualquer crime, e que muitos políticos e empresários brasileiros já foram acusados e presos durante as fases da Operação Lava Jato.
O El País traz a informação de que Temer é preso pelo mesmo escândalo de corrupção que derrubou o ex-presidente Lula, ao se referir à Lava Jato. O veículo lembra que a prisão foi em decorrência de uma investigação de desvio de recursos destinados à construção da usina nuclear de Angra 3.
Entenda
A prisão do ex-presidente faz parte de inquéritos referentes à força-tarefa da Operação Lava Jato. A Polícia Federal também cumpriu mandado de prisão contra o ex-ministro das Minas e Energia Moreira Franco na manhã desta quinta-feira (21/3).
Além disso, também há mandados envolvendo o ex-ministro da Casa Civil Eliseu Padilha. A Operação é um desmembramento da 16ª fase da Operação Lava Jato, denominada Radioatividade.