Imprensa estrangeira chama cadeias brasileiras de “buraco do inferno”
Matéria do “Daily Mail” mostra a situação precária de presídios brasileiros e descreve a recente onda de violência iniciada no ano-novo
atualizado
Compartilhar notícia
A recente onda de motins, rebeliões e chacinas em presídios brasileiros motivou o jornal britânico “Daily Mail” a chamar as cadeias nacionais de “buraco do inferno”. Em matéria sobre as precárias penitenciárias, o jornal descreve longamente a situação insalubre e propensa a massacres em que se encontram milhares de criminosos no Brasil.
A partir de imagens do Instituto Penal Plácido de Sá Carvalho, no Complexo Penitenciário do Bangu (Rio de Janeiro), a matéria descreve um cenário desumano: “internos encarcerados como sardinhas em celas úmidas, dadas a infestações de centopeias venenosas e escorpiões, e hordas de ratos que aterrorizam os prisioneiros”.
Em outro trecho, o “Mail” diz que os internos “são forçados a dormirem no chão ou em colchões surrados, e um solitário lençol de plástico é a única coisa que os protege da água da chuva”. O jornal relaciona a precarização das cadeias ao levante de grupos como o Primeiro Comando da Capital, “que explora as condições nojentas e superlotadas para expandir seu alcance nacionalmente”.A matéria do “Mail” também fala sobre a onda de massacres realizados em presídios da região Norte e lembra até da declaração do presidente Michel Temer sobre as chacinas, classificadas por ele como “um terrível acidente”.