Imprensa internacional repercute enchentes no Rio Grande do Sul
The New York Times, The Guardian, El País e Al Jazeera destacam a devastação causada pelas enchentes que afetam o sul do país
atualizado
Compartilhar notícia
As enchentes no Rio Grande do Sul, que já causaram a morte de 75 pessoas, deixando 155 feridos e mais de 88 mil desalojadas desde segunda-feira (29/4), ganharam repercussão na imprensa internacional neste sábado (4/5) e domingo (5/5).
O jornal The New York Times, dos Estados Unidos, destacou o isolamento das cidades devastadas pelas chuvas torrenciais, deixando pessoas presas enquanto aguardavam resgate por helicópteros.
“As chuvas transbordaram os rios na região baixa do vale central do estado, inundando cidades, causando o colapso de uma ponte, bloqueando estradas e provocando deslizamentos de terra. Uma cidade, Canudos do Vale, ficou isolada, sem eletricidade ou comunicação. Na cidade de Candelária, moradores aguardavam helicópteros de resgate nos telhados de suas casas inundadas”, aponta o jornal norte-americano.
O Washington Post, também dos Estados Unidos, lembrou que este é o quarto desastre ambiental deste tipo em um ano, após as cheias de julho, setembro e novembro de 2023, que mataram 75 pessoas no total.
O britânico The Guardian destacou o episódio como as “piores enchentes dos últimos 80 anos” no Brasil. O jornal também divulgou um vídeo com imagens aéreas que mostram a escala das enchentes no Rio Grande do Sul.
A reportagem da BBC contou que pelo menos meio milhão de moradores ficaram sem energia e água potável, sendo esperadas mais chuvas em mais da metade das 497 cidades do estado foram afetadas, com estradas e pontes destruídas em diversas áreas.
O espanhol El País repercutiu fotos de moradores do Rio Grande do Sul sendo resgatados pelas equipes de socorro. Idosos, crianças e animais de estimação são vistos sendo carregados em meio à água.
O Clarín, da Argentina, falou sobre o “sombrio panorama do Sul do Brasil”. “O Rio Grande do Sul, estado que faz fronteira com o Uruguai e a Argentina, é a região mais impactada pelo fenômeno climático, mas o flagelo das chuvas também começa a ser sentido no estado vizinho de Santa Catarina”, conta.
A agência de notícias Reuters reuniu 17 fotos dos estragos causados pelas chuvas, a começar por uma aglomerado de carros cobertos de lama até os tetos.
A Al Jazeera, do Catar, destacou que as enchentes e deslizamentos de terra causados por chuvas torrenciais continuam a varrer o sul do Brasil e que a situação pode piorar.