metropoles.com

“Império de mentiras e agressões”, diz Dino sobre ação do Telegram

Ministro da Justiça, Flávio Dino, se manifesta após o Telegram enviar texto contro o PL das Fake News para os usuários do aplicativo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
ministro da Justiça Flávio Dino, fala em coletiva de imprensa sobre as medidas de governo para conter as práticas abusivas nas redes sociais - Metrópoles
1 de 1 ministro da Justiça Flávio Dino, fala em coletiva de imprensa sobre as medidas de governo para conter as práticas abusivas nas redes sociais - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), declarou que medidas serão tomadas contra ação adotada pelo Telegram. Ele definiu o aplicativo como “império de mentiras e agressões”.

O app disparou mensagens aos seus usuários em que se posiciona de forma contrária ao projeto de lei (PL) 2630/2020, conhecido como PL das Fake News, nesta terça-feira (9/5).

O ministro se manifestou nas redes sociais.

Veja:

Em mensagens encaminhadas pelo Telegram, o aplicativo declara que o PL das Fake News “irá acabar com a liberdade de expressão” e pede para que os usuários da rede social pressionem os seus deputados federais para que votem contra o texto.

“O Brasil está prestes a aprovar uma lei que irá acabar com a liberdade de expressão. O PL 2630/2020 dá ao governo poderes de censura sem supervisão judicial prévia. Para os direitos humanos fundamentais, esse projeto de lei é uma das legislações mais perigosas já consideradas no Brasil”, destacou trecho do comunicado encaminhado pelo Telegram.

Além disso, a mensagem apresentada pela plataforma, conforme o governo, destaca trechos tirados do contexto sobre o projeto de lei.

Dino no Senado

O ministro Dino participou de uma comissão no Senado Federal nesta terça e falou sobre a importância da votação do PL das Fake News que pretende criar o marco regulatório na internet.

“O governo acompanha, o governo defende que haja uma regulação democrática, porque é a forma de preservar a liberdade de expressão. O que certos setores querem fazer é censura, porque eles querem impedir o Congresso de deliberar e é importante que o Congresso, assim como os outros poderes, também possam e devam atuar”, declarou Flávio Dino.

Na semana passada, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), adiou a votação do PL das Fake News após um pedido apresentado pelo o relator do texto, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A base do governo não conseguiu votos necessários para aprovação do projeto na Casa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?