Igreja confirma pedido de renúncia por idade de arcebispo de Goiânia
Dom Washington Cruz completa 75 anos nesta terça (25/5); conforme regras da igreja, bispo deve pedir renúncia ao Vaticano nesta idade
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – As celebrações do dia da padroeira de Goiânia, Nossa Senhora Auxiliadora, comemorado nesta segunda-feira (24/5), devem ser as últimas tendo o arcebispo metropolitano Dom Washington Cruz à frente da Arquidiocese de Goiânia. O religioso, que completa 75 anos na terça-feira (25/5), já encaminhou correspondência ao Vaticano comunicando o fato e pedindo renúncia da função ao papa Francisco.
De acordo com leis internas da Igreja Católica, ao completar 75 anos de idade, o bispo deve pedir renúncia. De acordo com a Arquidiocese de Goiânia, em correspondência enviada à Santa Sé, o religioso informou que está pronto para deixar a função que ocupa desde há quase duas décadas.
Mas os andamentos talvez não sejam rápidos para a substituição. O processo deve levar alguns meses e que é composto por uma série de consultas e a aprovação do Vaticano. Até a aceitação, Dom Washington Cruz, segue no cargo.
O arcebispo de Goiânia é natural de Itabuna (BA), onde entrou no seminário aos 13 anos. Em 1987, foi nomeado bispo em Salvador e em 2002 arcebispo de Goiânia. Agora aposentado, ele disse que pretende morar na casa da diocese de Aparecida de Goiânia para ajudar nas comunidades, celebrar missas e rezar.
Passeio
Nesta segunda-feira (24/5), a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira da Catedral, da Arquidiocese e da cidade de Goiânia, ocorreu de forma diferente, com uma carreata. A imagem da padroeira percorreu as ruas da região central da capital. O momento teve a participação da Catedral Metropolitana de Goiânia, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e da Paróquia São João Bosco.