Idoso é preso por extorquir prefeito de São João de Meriti (RJ)
Celso Luiz de Genaro e seu filho, Junior, usavam as redes sociais para pedir dinheiro em troca de cargos. Pai tem ficha criminal extensa
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, nesta quinta-feira (11/11), pai e filho suspeitos de extorquir e ameaçar o prefeito de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, João Ferreira Neto, conhecido como Dr. João. O vice-prefeito do município, Valdecir Dias da Silva, o Valdecy da Saúde, também foi vítima dos crimes, praticados em troca de favores políticos.
Celso Luiz de Genaro, 64 anos, foi detido em flagrante no gabinete do procurador-geral de São João de Meriti, Humberto Motta da Silva. No momento da prisão, ele fazia ameaças contra o Executivo municipal, segundo a polícia.
As investigações da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) revelaram que as redes sociais eram o meio usado por pai e filho, Celso Luiz de Genaro Junior, para intimidar Dr. João e Valdecy da Saúde. Até montagens e notícias falsas, conhecidas como “fake news”, funcionavam como instrumento de coerção. Em troca de dinheiro, eles exigiam cargos públicos para Junior e aliados.
Esta não foi a primeira empreitada criminosa do idoso. A Polícia Civil informou que ele já respondeu na Justiça pelos crimes de homicídio, ameaça, lesão corporal, estelionato, crimes contra a honra e contra o patrimônio. Recentemente, Celso Luiz foi preso em flagrante após se identificar como juiz a policiais militares. Na ocasião, os agentes atendiam a uma chamada de invasão a domicílio.