Idoso de postagem de Flávio Bolsonaro nunca teve coronavírus
Imagem usada em post do senador sobre hidroxicloroquina é de internação do arquiteto Walter Balestra em julho de 2019, por enfisema pulmonar
atualizado
Compartilhar notícia
A imagem de um idoso usada pelo senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ), em uma rede social, para defender o uso de hidroxicloroquina no combate a Covid-19, causada pelo novo coronavírus é de um paciente… que nunca teve a doença. Trata-se do arquiteto Walter Balestra, de 71 anos.
Nesse sábado (28/03), o senador compartilhou uma postagem divulgada pelo site “Senso Incomum”. Nela, é usada uma imagem de Balestra durante internação em um hospital em Porto Alegre em julho de 2019 com o título: “Quatro pacientes foram curados em SP com uso de hidroxicloroquina”.
Ao jornal O Globo, a filha do arquiteto, Mariana Balestra, disse que a imagem do pai foi feita durante uma internação para tratar um enfisema pulmonar.
Segundo relatou a filha de Balestra, a imagem é da emissora de TV RBS para ilustrar, à época, o uso de UTIs humanizadas em hospitais.
Mariana afirmou que o pai nunca foi medicado com hidroxicloroquina, tampouco foi infectado pelo novo coronavírus.
“Ele está em casa, em Porto Alegre, onde mora, seguindo a recomendação da Organização Mundial de Saúde de manter-se em isolamento social”, afirmou Mariana.
Na tarde deste domingo, o site “Senso Incomum” retirou a imagem do ar.
“Não quero a imagem da minha família em fake news. Eu quero o compromisso com a verdade”, disse a filha de Balestra.