metropoles.com

Idosa retira cisto gigante de 10 kg no norte do Rio; veja fotos

Mulher de 65 anos estava com um tumor do tamanho de uma bola de futebol. A operação foi feita no Hospital Armando Vidal, em São Fidélis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
O ginecologista e obstetra Marino Oliveira afirmou que esse é o maior cisto de ovário que ele já viu
1 de 1 O ginecologista e obstetra Marino Oliveira afirmou que esse é o maior cisto de ovário que ele já viu - Foto: null

Rio de Janeiro – Uma idosa de 65 anos passou por uma cirurgia na terça-feira (15/2) no Hospital Armando Vidal, em São Fidélis, no Rio de Janeiro, para ter um cisto de cerca de 8 a 10 quilos retirado do ovário.

Responsável pela operação, o ginecologista e obstetra, Marino Oliveira, afirmou que esse cisto de ovário foi o maior que ele já viu. O cisto tinha um tamanho semelhante ao de uma bola de futebol, de 40 a 50 centímetros.

“Estamos em um hospital pequeno e do interior, então não tínhamos uma balança para pesar o cisto, nem fita métrica”, disse o médico ao Metrópoles sobre a falta de precisão a respeito do tamanho do tumor.

3 imagens
O tumor tinha um tamanho semelhante ao de uma bola de futebol
O ginecologista e obstetra Marino Oliveira afirmou que esse é o maior cisto de ovário que ele já viu
1 de 3

O medico relatou que, apesar de magra, a idosa estava com uma barriga parecida com a de uma gestante no final da gestação

Repproduç
2 de 3

O tumor tinha um tamanho semelhante ao de uma bola de futebol

Reprodução
3 de 3

O ginecologista e obstetra Marino Oliveira afirmou que esse é o maior cisto de ovário que ele já viu

Reprodução

Cirurgia arriscada

A cirurgia foi feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e durou pouco mais de uma hora. Foi uma operação complexa e arriscada, porque a paciente é idosa, hipertensa, diabética e com histórico de infarto.

O médico relatou que, apesar de magra, a idosa estava com uma barriga parecida com a de uma gestante no final da gestação. O profissional afirmou que se trata de uma caso raro pelo tamanho, mas cistos no ovário são muito comuns.

A paciente foi levada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) logo após a cirurgia. Ela já teve alta e está se recuperando bem em casa. A equipe médica aguarda o resultado da biópsia do cisto.

Dores

O obstetra Marino Oliveira atendeu a paciente pela primeira vez há três semanas. A mulher relatava como sintomas dores na barriga e inchaço nas pernas.

“Ela se queixava de aumento de volume abdominal não sabendo informar há quanto meses ou anos o abdômen dela tinha começado a crescer”, afirmou o médico.

Oliveira explicou que o cisto poderia ter comprimido e obstruído outros órgãos agravando o quadro de saúde da paciente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?