Idosa que encontrou tesouro no jardim de casa muda de cidade por segurança
A residência da família teria sido invadida na última semana e, além disso, o invasor teria agredido a senhora em busca das moedas valiosas
atualizado
Compartilhar notícia
O tesouro centenário encontrado no jardim de uma residência, em Colares, no Pará, em 16 de janeiro, gerou um grande alvoroço na cidade, localizada nas proximidades de Belém. De acordo com familiares da proprietária do lote, de 77 anos, a privacidade da idosa foi comprometida, assim como a segurança dela. Por isso, a família preferiu mudar para a capital paraense.
As moedas encontradas pertencem ao período colonial do país e foram avaliadas em, pelo menos, R$ 15 mil, caso sejam vendidas a colecionadores. “Tem valor de mercado? Tem, mas o pessoal acha que vale milhões de reais. O que era para ser algo legal acabou virando um risco”, declarou o filho da senhora, Hernani Júnior, de 50 anos, ao portal Uol.
Na última semana, a senhora, que mora junto com a irmã de 85 anos, foi surpreendida por um invasor na residência. Um homem entrou no terreno, que está sob proteção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para procurar as moedas. Além disso, o invasor ainda teria agredido a idosa e a assaltado.
“Ela gritou dizendo que iria chamar a polícia porque não poderia mexer no terreno. Nisso, o indivíduo a atacou e deixou hematomas no rosto e na cabeça. Depois de chamar os vizinhos, esse homem fugiu e ainda levou o celular. No mesmo dia, levamos minha mãe e minha tia para Belém para manter a segurança delas”, relembrou o filho.
Hernani explicou ainda que, desde criança, tinha o costume de brincar no quintal e sempre se deparava com as moedas. No entanto, ele confirma que nunca soube do valor do material e que, por isso, não se importava com o que encontrava.