metropoles.com

Idosa é resgatada após 47 anos de trabalho doméstico sem remuneração

A idosa foi encontrada em Canoas (RS). Ela não recebeu salário, não era registrada e não tinha descansos previstos na legislação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Arquivo pessoal
Idosa é resgatada após 72 anos de trabalho escravo no RJ 2
1 de 1 Idosa é resgatada após 72 anos de trabalho escravo no RJ 2 - Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal

Uma operação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou uma idosa em Canoas (RS) que trabalhava como empregada doméstica em situação análoga à escravidão há 47 anos. A ação foi feita entre os dias 8 e 11 de maio.

Ela não era registrada, não recebia salário e não tinha descansos previstos na legislação trabalhista. A partir de agora, o empregador terá de arcar com a verbas salariais e rescisórias da mulher resgatada, além do recolhimento previdenciário para garantir sua aposentadoria.

A idosa vai receber, do MTE, três parcelas de salário mínimo referentes ao seguro-desemprego do trabalhador resgatado. A resgatada tem direito, ainda, à indenização por dano individual garantido por Termo de Ajuste de Conduta, assinado pelo empregador com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e Defensoria Pública da União (DPU).

A operação contra trabalho escravo doméstico foi deflagrada na região metropolitana da capital Porto Alegre (RS). “A ação fiscalizou também domicílios nos municípios Eldorado do Sul, e um sítio em Triunfo, todas com autorização da Justiça, para verificar condições de trabalho de domésticas, cuidadora de idosa e caseiro”, informou o MTE em nota.

Além do ministério, participaram também o MPT e a DPU, junto à Auditoria Fiscal do Trabalho, à Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Canoas e à Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo no Estado (Coetrae-RS).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?