metropoles.com

Idosa de abrigo com surto de Covid em GO recebe alta aos 102 anos

Segundo a Secretaria de Saúde de Anápolis, 11 moradores do abrigo estão com o vírus, sendo que 7 estão internados em UTIs; 4 idosos morreram

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Anhanguera
goias idosa de 102 anos vence covid
1 de 1 goias idosa de 102 anos vence covid - Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Goiânia – Uma idosa de 102 anos, moradora do Abrigo Professor Nicephoro Pereira da Silva, recebeu alta do hospital depois de ficar duas semanas internada com Covid-19, em Anápolis, a 55 km de Goiânia. O local passa por um surto de coronavírus entre internos e funcionários e já registrou a morte de quatro idosos.

Maria Abadia, de 102 anos, é a moradora mais velha do abrigo de idosos. ela recebeu alta na última terça-feira (1°/6). Ela ficou hospitalizada no Centro de Internação Norma Pizzari Gonçalves, e deixou o local segurando um certificado de reconhecimento por ter vencido a doença. Porém, apesar da alta, segundo a direção da instituição, a idosa permanece em isolamento.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (SMS), na quarta-feira (2/6), que dos 76 moradores do abrigo, 65 testaram positivo e 8 funcionários também foram infectados. Foram confirmadas quatro mortes de idosos da instituição. Dois óbitos foram confirmados pela secretaria tendo como causa a Covid-19, enquanto outros dois aguardam laudos finais.

Ao G1, a diretora do abrigo, Roselaine Cardoso, disse que todos os moradores e os 27 funcionários foram testados. A imunização de todos os moradores e funcionários ocorreu há mais de 50 dias, segundo a diretora da casa.

Surto de Covid

De acordo com a direção do abrigo, todos os moradores têm doenças preexistentes, como hipertensão, diabetes, Alzheimer ou esquizofrenia. A Secretaria Municipal de Saúde da cidade informou que segue monitorando a situação do local. A diretora do abrigo suspeita que a doença chegou ao local após um idoso ser levado ao hospital.

Entre os idosos que não foram contaminados está a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em Goiás. Maria Conceição da Silva, de 73 anos, foi vacinada no dia 18 de janeiro pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), que é médico.

Dos 80 idosos que moravam na unidade, quatro morreram. 65 estão contaminados com coronavírus, 11 estão internados, sendo 7 deles em UTIs. Em relação aos funcionários, dos 27, oito testaram positivo para Covid-19.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?