Idosa de 100 anos se recupera de Covid-19 após 17 dias internada
Helena Tortorella Pinheiro Machado recebeu alta do Hospital de Botucatu e seguirá tratamento em casa com oxigênio fornecido pelo SUS
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Helena Tortorella Pinheiro Machado, 100 anos, deixou o Hospital Estadual de Botucatu no dia 15 de abril, curada da Covid-19. Segundo o jornal Acontece Botucatu, a família informou que a idosa ficou internada para tratamento da doença por 17 dias também no Hospital das Clínicas da Unesp, nos momentos mais graves.
“Tenho 100 anos. Não posso falar muito porque estou cansada. Estava com uma doença e, graças a Deus, consegui a cura. Estou curada do vírus porque este hospital é uma preciosidade. Funcionários dedicados e amigos. A todos o meu grande reconhecimento”, declarou Helena ao receber alta.
“Antes da Covid, minha vó cozinhava, andava e tomava banho sozinha. Ela tem uma lucidez e força inacreditável. Ficou 17 dias internada, esteve em estado grave, mas venceu a batalha após muita luta. Durante a internação, recebeu muito carinho de todos os profissionais da Unesp e do Hospital Estadual”, disse a neta Estela Pinheiro Machado.
Agora Helena seguirá o tratamento em casa, com oxigênio fornecido pelo SUS, informa a família. A idosa, que era independente, agora terá de ter a supervisão de cuidadores e passará por um tratamento de recuperação, para ganhar peso e recuperar completamente o pulmão.