IBGE terá segurança da Força Nacional para censo na terra Yanomami
Ministra Simone Tebet (MDB) assinou termo de cooperação ministerial para realizar a coleta de dados na terra Yanomami por agentes do IBGE
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá contar com o apoio da Força Nacional para realizar o Censo Demográfico na Terra Indígena Yanomami neste mês de março.
A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), responsável pelo IBGE, assinou um termo de cooperação ministerial com as pastas da Justiça, Povos Indígenas e Defesa para realizar a coleta de dados na maior terra indígena brasileira.
O IBGE encerrou nessa quarta-feira (1º/3) a coleta domiciliar do censo. Entretanto, ainda é necessário realizar o levantamento de dados dos moradores da terra Yanomami, localizada nos estados em Roraima e no Amazonas.
“Durante a realização do censo, os recenseadores já coletaram dados de 50% dos moradores do território Yanomami. Agora resta a metade final, que vive em áreas de acesso especialmente complexo”, pontuou a nota divulgada pelo Planejamento nessa quarta.
Grande parte da população Yanomami reside em locais de difícil acesso, onde é necessário o auxílio de aeronaves para chegar até as residências. Além disso, essas regiões então no centro do conflito com garimpeiros ilegais que invadiram o território indígena.
Nesta quinta-feira (2/3), os ministros assinaram a cooperação, que tem como objetivo principal auxiliar no planejamento logístico para viagem dos recenseadores e supervisores do IBGE até o território Yanomami.
Para garantir a segurança dos recenseadores, o Ministério da Justiça irá disponibilizar 16 agentes da Força Nacional e três helicópteros da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
No evento desta quinta, os ministros reforçaram a importância do Censo Demográfico para elaboração de políticas públicas no país.
“O que nós temos é um Censo para terminar no Brasil. Esse é o foco agora. Isso é para o futuro. Temos o Censo para terminar, Censo para revisar, para tirar qualquer dúvida”, declarou Simone Tebet.
O @ibgecomunica vai contar em março quantos Yanomamis nós somos. Porque, sim, somos nós um povo que tem na sua riqueza a sua diversidade de raças, diz @simonetebetbr. Historicamente, é de nós que estamos falando, diz a ministra do Planejamento e Orçamento. pic.twitter.com/UftNzvAncg
— Ministério do Planejamento e Orçamento (@MinPlanejamento) March 2, 2023