metropoles.com

IBGE terá segurança da Força Nacional para censo na terra Yanomami

Ministra Simone Tebet (MDB) assinou termo de cooperação ministerial para realizar a coleta de dados na terra Yanomami por agentes do IBGE

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Frazão/Agência Brasil
Crianças Yanomami
1 de 1 Crianças Yanomami - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá contar com o apoio da Força Nacional para realizar o Censo Demográfico na Terra Indígena Yanomami neste mês de março.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), responsável pelo IBGE, assinou um termo de cooperação ministerial com as pastas da Justiça, Povos Indígenas e Defesa para realizar a coleta de dados na maior terra indígena brasileira.

O IBGE encerrou nessa quarta-feira (1º/3) a coleta domiciliar do censo. Entretanto, ainda é necessário realizar o levantamento de dados dos moradores da terra Yanomami, localizada nos estados em Roraima e no Amazonas.

“Durante a realização do censo, os recenseadores já coletaram dados de 50% dos moradores do território Yanomami. Agora resta a metade final, que vive em áreas de acesso especialmente complexo”, pontuou a nota divulgada pelo Planejamento nessa quarta.

Grande parte da população Yanomami reside em locais de difícil acesso, onde é necessário o auxílio de aeronaves para chegar até as residências. Além disso, essas regiões então no centro do conflito com garimpeiros ilegais que invadiram o território indígena.

Nesta quinta-feira (2/3), os ministros assinaram a cooperação, que tem como objetivo principal auxiliar no planejamento logístico para viagem dos recenseadores e supervisores do IBGE até o território Yanomami.

Para garantir a segurança dos recenseadores, o Ministério da Justiça irá disponibilizar 16 agentes da Força Nacional e três helicópteros da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

No evento desta quinta, os ministros reforçaram a importância do Censo Demográfico para elaboração de políticas públicas no país.

“O que nós temos é um Censo para terminar no Brasil. Esse é o foco agora. Isso é para o futuro. Temos o Censo para terminar, Censo para revisar, para tirar qualquer dúvida”, declarou Simone Tebet.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?