metropoles.com

IBGE prorroga término da coleta do Censo Demográfico para dezembro

O instituto afirma enfrentar dificuldades para recrutar recenseadores. Apenas 52% das vagas previstas estão preenchidas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Coleta do Censo Demográfico começou nesta segunda 01 de agosto de 2022. Recenseadores do IBGE iniciaram a coleta de dados em Goiânia goiás
1 de 1 Coleta do Censo Demográfico começou nesta segunda 01 de agosto de 2022. Recenseadores do IBGE iniciaram a coleta de dados em Goiânia goiás - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta segunda-feira (3/10) que o período de coleta do Censo Demográfico 2022 será prorrogado até o início de dezembro. A previsão inicial era de que o trabalho seria concluído até outubro, mas, até o momento, apenas 48,96% da população estimada do país foi recenseada.

O instituto divulgou o segundo balanço da coleta do Censo nesta segunda. Entre 1º de agosto e 2 de outubro, 104.445.750 pessoas foram recenseadas em 36.567.808 domicílios no país. Dos 452.246 setores censitários urbanos e rurais do país, o IBGE informou que 282.838 estão sendo trabalhados no momento (62,54% do total).

O diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, apontou o recrutamento de recenseadores como uma grande dificuldade que tem sido enfrentada pelo instituto. Atualmente, estão em atividade 95.448 profissionais, o que corresponde a 52,15% das vagas previstas para a atividade.

Com a prorrogação, o IBGE pretende conseguir aumentar a possibilidade de recrutamento e concluir a operação, explica Azeredo. A previsão é de que os resultados sejam divulgados no fim de dezembro, como já era previsto anteriormente.

O estado com maior percentual de recenseadores é Sergipe (68,83%) e o menor, Mato Grosso (36,84%). Os números correspondem também com os estados com maior e menor quantidade de setores censitários trabalhados, respectivamente. Sergipe já concluiu a atividade em 80,78% da área programada, enquanto Mato Grosso em apenas 38,49%, menor percentual do país.

Entre os domicílios consultados, 2,27% se recusaram a responder. Dentre os respondentes, 88,2% responderam ao questionário básico, que tem tempo estimado de seis minutos para preenchimento. Já 11,8% responderam ao ampliado, com tempo médio de 16 minutos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?