IBGE: batata e tomate são os alimentos com maiores quedas em agosto
Em agosto, a batata-inglesa, o tomate e a cebola tiveram os maiores recuos de preços, segundo dados sobre a inflação divulgados pelo IBGE
atualizado
Compartilhar notícia
A batata-inglesa, o tomate e a cebola registraram as menores quedas no preço em agosto, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, divulgado nesta terça-feira (10/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No grupo de alimentação e bebidas (-0,44%), alimentação no domicílio (-0,73%) teve o segundo recuo consecutivo, após queda de 1,51% em julho.
Confira quais alimentos tiveram redução de preços:
- Batata-inglesa (-19,04%);
- Tomate (-16,89%); e
- Cebola (-16,85%).
Para o gerente da pesquisa, André Almeida, o principal fator que contribuiu para a queda nos preços foi uma “maior oferta desses produtos no mercado por conta de um clima mais ameno no meio do ano”. Ele ainda destaca que essa movimentação favorece a produção desses alimentos, com maior ritmo de colheita e intensificação de safra.
Brasil tem deflação em agosto
Com recuo de 0,02% em agosto, o Brasil teve a primeira deflação do ano desde junho de 2023, quando registrou baixa de 0,08%. A queda dos preços foi influenciada pela queda no valor da energia elétrica e da alimentação em domicílio.
O resultado representa desaceleração de 0,40 ponto percentual (p.p.) em relação ao mês de julho (0,38%), de acordo com o IBGE. Com isso, o país tem inflação acumulada de 4,24% nos últimos 12 meses. No acumulado do ano, a alta é de 2,85%.