IBGE adia divulgação de resultados definitivos do Censo para abril
Prazo inicial era de entrega dos resultados definitivos ainda em outubro do ano passado por parte do IBGE
atualizado
Compartilhar notícia
Os resultados definitivos do Censo 2022 só devem ser apresentados em abril deste ano. A última previsão era de conclusão em janeiro deste ano, mas adiamento foi informado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (25/1).
Segundo o instituto, o levantamento do maior censo demográfico do país continuará em janeiro deste ano.
“Em fevereiro e março, permanecerá em andamento o processo de revisão, controle de qualidade e apuração do Censo, com tentativas de reversão de recusas, revisitas a domicílios com morador ausente para realização de entrevistas, além de verificação de domicílios vagos, de uso ocasional, possíveis duplicidades e omissões e preparação para divulgação”, disse o IBGE em nota.
A previsão inicial do IBGE era de concluir o recenseamento ainda em outubro de 2022. Ainda no ano passado, o prazo, no entanto, foi adiado para meados de dezembro do mesmo ano. Novamente, em dezembro, ao divulgar o quarto balanço do levantamento, o Instituto ampliou o prazo de conclusão do Censo 2022 para janeiro de 2023.
O comunicado veio um dia após divulgação de nota esclarecendo que o órgão realiza o Censo “de forma transparente”. Segundo o IBGE, até essa terça-feira (24/1) haviam sido “visitados cerca de 89 milhões de domicílios e recenseadas 184 milhões de pessoas”.
“O IBGE está realizando o Censo Demográfico 2022 de forma transparente, com vários mecanismos de controle, seguindo rigorosamente todas as etapas necessárias e imprimindo qualidade em todas as fases da operação. Até o dia 24 de janeiro de 2023, foram visitados cerca de 89 milhões de domicílios e recenseadas 184 milhões de pessoas”, afirmou a nota.