metropoles.com

IBGE: 2,9 milhões de brasileiros se declaram gays ou bissexuais

Levantamento inédito do órgão revela dados sobre a orientação sexual da população brasileira. Questionário foi aplicado em 2019

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images/Reprodução
Bandeira LGBTQIA+ e bandeira do Brasil afixadas em mastro tremulam em praia. Ao longe, é possível ver mar e ilhas - Metrópoles
1 de 1 Bandeira LGBTQIA+ e bandeira do Brasil afixadas em mastro tremulam em praia. Ao longe, é possível ver mar e ilhas - Metrópoles - Foto: Getty Images/Reprodução

Pela primeira vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados referentes à orientação sexual dos brasileiros. Ao todo, 2,9 milhões de pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais no país, em 2019.

A estatística revelada nesta quarta-feira (25/5) mostra que 1,8% da população adulta, maior de 18 anos, identifica-se como pertencente à comunidade LGBTQIA+.

Os dados constam na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) – que investigou, pela primeira vez e em caráter experimental, essa característica da população brasileira.

Dentro da pesquisa, 1,7 milhão dos entrevistados não sabiam sua orientação sexual, e 3,6 milhões não quiseram responder.

“A orientação sexual foi coletada pela primeira vez pelo IBGE. Resultados são divulgados em caráter experimental e acompanham experiências internacionais semelhantes”, informa o instituto.

Do total de 1,1 milhão que se declarou bissexual, 65,6% eram mulheres. Por outro lado, os homens eram maioria (56,9%) no total de 1,8 milhão de pessoas que se autoidentificaram como homossexuais.

Não houve diferença significativa estatisticamente entre brancos (1,8%) e pretos ou pardos (1,9%) que se declararam homossexuais ou bissexuais. Já o percentual entre as pessoas que vivem na área urbana (2,0%) foi mais que o dobro do índice apurado na população que vive na zona rural (0,8%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?