metropoles.com

IBGE: 10,4% da população fizeram teste da Covid-19 até setembro no Brasil

Das 21,9 milhões de pessoas que realizaram algum teste de diagnóstico para o novo coronavírus, 4,8 milhões testaram positivo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Governo de São Paulo
Pnad-Covid_governo sp
1 de 1 Pnad-Covid_governo sp - Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Em todo o Brasil, 21,9 milhões de pessoas realizaram algum teste de diagnóstico da Covid-19 até setembro, o equivalente a 10,4% da população. Até agosto, esse número era de 17,9 milhões — 8,5% da população. Os dados são da edição mensal da Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar (PNAD Covid-19), divulgada nesta sexta-feira (23/10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Entre os que fizeram testes, 4,8 milhões tiveram resultado positivo, segundo a pesquisa — 1,1 milhão a mais do que no mês anterior. Segundo o IBGE, o percentual de pessoas testadas é mais alto entre os que têm maior nível de escolaridade. Entre aqueles com superior completo ou pós-graduação são 21,5%, enquanto que entre as pessoas sem instrução ao ensino fundamental incompleto, 5,5%.

Da mesma forma, o percentual de realização dos testes foi maior no grupo das pessoas com rendimento domiciliar per capita mais alto, chegando a 25,1% para as pessoas na faixa de quatro ou mais salários mínimos. Apenas 5,9% das pessoas na faixa de menos de meio salário mínimo fizeram algum teste.

12 imagens
1 de 12

Moises Dias/Metrópoles
2 de 12

Moises Dias/Metrópoles
3 de 12

Moises Dias/Metrópoles
4 de 12

Moises Dias/Metrópoles
5 de 12

Moises Dias/Metrópoles
6 de 12

Moises Dias/Metrópoles
7 de 12

Moises Dias/Metrópoles
8 de 12

Moises Dias/Metrópoles
9 de 12

Moises Dias/Metrópoles
10 de 12

Moises Dias/Metrópoles
11 de 12

Moises Dias/Metrópoles
12 de 12

Moises Dias/Metrópoles

Por grupos de idade, o maior percentual de pessoas que fizeram algum teste para detecção da Covid-19 foi entre 30 a 59 anos de idade (14,3%), seguido pelos grupos de 20 a 29 anos (12,1%) e de 60 anos ou mais de idade (9,2%).

O Distrito Federal (22,2%) foi a Unidade da Federação com maior percentual de testes realizados, seguido por Piauí (17%) e Goiás (16%). Os menores percentuais foram registrados em Pernambuco (6,8%), Acre (6,9%) e Minas Gerais (7,8%).

Três tipos de testes são abordados pela pesquisa: o SWAB, exame em que o material é coletado com cotonete na boca e/ou nariz; o teste rápido com coleta de sangue por um furo no dedo; e o exame com sangue retirado na veia do braço. Do total de pessoas que fizeram o teste, 8,8 milhões fizeram SWAB e, destas, 2,3 milhões receberam diagnóstico positivo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?