IBGE: 10,4% da população fizeram teste da Covid-19 até setembro no Brasil
Das 21,9 milhões de pessoas que realizaram algum teste de diagnóstico para o novo coronavírus, 4,8 milhões testaram positivo
atualizado
Compartilhar notícia
Em todo o Brasil, 21,9 milhões de pessoas realizaram algum teste de diagnóstico da Covid-19 até setembro, o equivalente a 10,4% da população. Até agosto, esse número era de 17,9 milhões — 8,5% da população. Os dados são da edição mensal da Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar (PNAD Covid-19), divulgada nesta sexta-feira (23/10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
Entre os que fizeram testes, 4,8 milhões tiveram resultado positivo, segundo a pesquisa — 1,1 milhão a mais do que no mês anterior. Segundo o IBGE, o percentual de pessoas testadas é mais alto entre os que têm maior nível de escolaridade. Entre aqueles com superior completo ou pós-graduação são 21,5%, enquanto que entre as pessoas sem instrução ao ensino fundamental incompleto, 5,5%.
Da mesma forma, o percentual de realização dos testes foi maior no grupo das pessoas com rendimento domiciliar per capita mais alto, chegando a 25,1% para as pessoas na faixa de quatro ou mais salários mínimos. Apenas 5,9% das pessoas na faixa de menos de meio salário mínimo fizeram algum teste.
Por grupos de idade, o maior percentual de pessoas que fizeram algum teste para detecção da Covid-19 foi entre 30 a 59 anos de idade (14,3%), seguido pelos grupos de 20 a 29 anos (12,1%) e de 60 anos ou mais de idade (9,2%).
O Distrito Federal (22,2%) foi a Unidade da Federação com maior percentual de testes realizados, seguido por Piauí (17%) e Goiás (16%). Os menores percentuais foram registrados em Pernambuco (6,8%), Acre (6,9%) e Minas Gerais (7,8%).
Três tipos de testes são abordados pela pesquisa: o SWAB, exame em que o material é coletado com cotonete na boca e/ou nariz; o teste rápido com coleta de sangue por um furo no dedo; e o exame com sangue retirado na veia do braço. Do total de pessoas que fizeram o teste, 8,8 milhões fizeram SWAB e, destas, 2,3 milhões receberam diagnóstico positivo.