metropoles.com

Ibama perdeu 18% dos servidores empossados no concurso de 2022

Os servidores públicos do Ibama cobram reestruturação na carreira da ala ambiental e reajuste salarial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Agentes do Ibama
1 de 1 Agentes do Ibama - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Associação Nacional dos Servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ascema Nacional) divulgou dados que mostram que 18% dos servidores empossados no último concurso público do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em 2022, deixaram o órgão para assumir cargos em outras carreiras.

O último certame da pasta ofereceu vagas para técnico ambiental, analista administrativo e analista ambiental em diferentes estados do Brasil.

A saída dos servidores ocorre em meio à suspensão de todas as atividades de fiscalização ambiental. A medida acontece durante as negociações da classe e do governo a respeito do reajuste salarial e da proposta de reestruturação da carreira.

Representantes do Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Serviço Florestal Brasileiro vão se reunir no Ministério da Gestão e da Inovação, nesta quinta-feira (1º/2), para discutir as propostas.

Outro levantamento da Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Asibama-DF) aponta que, dos 801 servidores, 72,8% estão se dedicando a outros concursos, motivados pela valorização profissional no funcionalismo público em diferentes áreas.

“A baixa atratividade dos cargos da Carreira de Especialista em Meio Ambiente repercute negativamente no andamento de serviços importantes para o país, como o trabalho de fiscalização, licenciamento, planejamento, pesquisa e conservação ambiental”, afirma Cleberson Zavaski, presidente da Ascema Nacional.

Abertura de diálogo

O Ministério do Meio Ambiente informou ter retomado o diálogo com os servidores da ala ambiental. Em maio de 2023, foi instalada a Mesa Setorial de Negociação Permanente para discussão dos temas relacionado à demanda dos funcionários públicos.

No ano passado, o Ministério da Gestão autorizou a realização de um novo concurso público para o Ibama. O edital do certame deverá ser publicado ainda no começo de 2024, e serão oferecidas mais de mil vagas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?