Ibama estima que navio encalhado vazou 333 litros de óleo no mar
Embarcação com 300 mil toneladas de minério de ferro que estavam sendo enviadas pela Vale à China está encalhada a 100 km do Maranhão
atualizado
Compartilhar notícia
O navio MV Stellar Banner, que está encalhado no oceano Atlântico a cerca de 100 km da costa do Maranhão, derramou apenas 333 litros de óleo no mar por enquanto, estimou o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) nesta sexta-feira (28/02/2020). O cálculo foi feito pelos sensores de detecção de óleo do Poseidon, um avião do órgão.
Carregado com 300 mil toneladas de minério de ferro, além de quatro milhões de litros de combustível e óleo, o navio encalhou no último dia 25 de fevereiro, após sair do porto de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), rumo à China.
A embarcação tem bandeira sul-coreana e foi contratada pela Vale para transportar o minério. A empresa faz parte dos esforços para evitar que mais material tóxico vaze para o oceano.
O Ibama informou que “solicitou aos responsáveis pela contenção da emergência que realizem a dispersão mecânica do óleo detectado ao redor da embarcação”. Mais cedo, o órgão estimou que a mancha de óleo já abrangia um raio de aproximadamente 830 metros ao redor do navio.
O órgão de proteção ambiental também anunciou que vai exigir uma série de medidas emergenciais à Vale e à empresa dona do navio, incluindo “apresentação de especificação, volume e condição de armazenamento de outras substâncias nocivas ou perigosas a bordo da embarcação”; e “especificação e possível origem da substância que já saiu do navio para o meio ambiente e estimativa de volume”.