Ibama apreende cinco toneladas de pescado irregular no Rio Grande do Sul
Operação do Ibama encontrou 300 kg de bagre, peixe ameaçado de extinção. Quatro toneladas do pescado foram doados ao Mesa Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu, nessa terça-feira (4/4), cinco toneladas de pescado irregular nos municípios de Pelotas (RS), Rio Grande (RS) e Turuçu (RS). Também foram encontrados cerca de 300 kg de bagre, espécie ameaçada de extinção.
De acordo com o Ibama, as multas aplicadas durante a operação totalizam cerca de R$ 1 milhão. Além disso, quatro toneladas do pescado foram doados ao Mesa Brasil, programa de segurança alimentar do Serviço Social do Comércio (Sesc) que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O instituto fez uma vistoria em três embarcações de Santa Catarina, que não poderiam operar no local, e outras duas sem registro na Marinha e Autorização de Pesca. A operação visa o combate da pesca ilegal de camarão e foi realizada de 20 a 24 de março.
Trabalharam em conjunto em toda a investigação o Ibama, Polícia Federal (PF), a Marinha do Brasil, o Ministério Público do Trabalho (MPT), Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul Sema/RS).
Além de impedir a pesca ilegal durante a safra do camarão, a Operação pretendia identificar barcos e pescadores não lincenciados e verificar as condições de vida e trabalho nos acampamentos de pesca na região.