Hospital referência em Porto Alegre opera além da capacidade
Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) tem taxa de ocupação de 126%
atualizado
Compartilhar notícia
Referência no atendimento de pacientes com Covid-19, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) está operando além da capacidade. A instituição não tem mais respiradores suficientes para os pacientes que precisam e a taxa de ocupação chegou a 126%.
Os 105 leitos reservados para pacientes infectados com o novo coronavírus estão lotados. Há ainda 27 pacientes em leitos extras no Centro de Tratamento Intensivo e na área de emergência.
Em nota, o hospital afirmou que “solicitou auxílio aos gestores municipais e estaduais para aquisição de equipamentos com características técnicas que atendam às necessidades dos pacientes com Covid-19 e segue realizando esforços para suprir a demanda e garantir a assistência”.
Colapso
A situação em Porto Alegre está dramática. Pela primeira vez, a cidade chegou à taxa de ocupação de UTIs de 107% no sábado (6/3). O índice era de 101,8% na semana passada. A cidade tem 966 leitos operacionais, mas 1.025 estão ocupados.
De acordo com a Zero Hora, na última semana houve salto de 59% nas internações, de 467 para 703 de um sábado ao outro.
Na última semana, morreram 10 mil pessoas de Covid-19 no país. Os estados com mais mortes foram São Paulo, com 1.989 óbitos, seguido do Rio Grande do Sul, com 1.027.