Hospital promove campanha de doação de sangue, na Barra da Tijuca
Doação foi reduzida na pandemia e campanha vai ajudar a reforçar os estoques do HemoRio, que estão pelo menos 30% abaixo da capacidade ideal
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – O Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, promove, nesta quarta-feira (16/6), iniciativa para doação de sangue. As coletas ocorrerão das 10h às 15h, no auditório da unidade. O evento acontece em homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado na última segunda-feira (14/6). Cada doação pode salvar até quatro vidas.
Para ser um doador de sangue, o candidato deve levar documento de identidade oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Além disso, pessoas que tiveram a forma branda da Covid-19 devem aguardar 30 dias após a recuperação da doença para doar, ou em casos da forma grave, um ano.
O prazo de 30 dias também vale para quem esteve em contato com casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus. Pessoas que tomaram a Coronavac devem esperar dois dias para poder doar sangue. Já para as vacinas AstraZeneca e Pfizer, o intervalo deve ser de sete dias.
A campanha vai ajudar a reforçar os estoques do HemoRio, que estão pelo menos 30% abaixo da capacidade ideal. Durante a pandemia, as doações, de acordo com o hemocentro diminuíram, pelo medo de contaminação. No entanto, o Hospital Lourenço Jorge garante que todos os protocolos sanitários e de proteção à vida serão seguidos e, por isso, a doação é segura.
SERVIÇO
Doação de sangue no Hospital Municipal Lourenço Jorge
Data: 16 de junho
Horário: 10h às 15h
Local: Auditório do Hospital Municipal Lourenço Jorge
Endereço: Avenida Ayrton Senna, 2000, Barra da Tijuca