metropoles.com

Hospital em Anápolis realiza 2,5 mil cirurgias eletivas em 7 meses

Hospital Municipal Alfredo Abrahão, em Anápolis, também já realizou 20 mil atendimentos ambulatorial e de emergência no mesmo período

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Velasco/Prefeitura de Anápolis
hospital alfredo abrahao
1 de 1 hospital alfredo abrahao - Foto: Bruno Velasco/Prefeitura de Anápolis

Goiânia – O Hospital Municipal Alfredo Abrahão, em Anápolis, a cerca de 55 km da capital goiana, foi inaugurado há sete meses e, neste período, já realizou 2.500 cirurgias eletivas. A unidade hospitalar era o antigo Hospital Municipal Jamel Cecílio e, de acordo com a administração do município, os pacientes aguardavam os procedimentos das mais variadas especialidades.

A unidade também oferece um local para a realização dos procedimentos que antes só eram feitos por prestadores e, agora, pela primeira vez, passaram a ser realizados diretamente pela rede municipal de saúde de Anápolis. A demanda reprimida por cirurgias de hérnia, vesícula, ginecologia, pediatria e ortopedia foi atendida, resolvendo o problema das pessoas que aguardavam o serviço, de acordo com a prefeitura.

No caso das cirurgias de joelho, embora o Sistema Único de Saúde (SUS) não ofereça material necessário para realizar o procedimento, o Alfredo Abrahão já adquiriu equipamento que deve ser instalado em breve para tentar zerar a fila dos pacientes que aguardam.

Cirurgias eletivas

Entre as cirurgias realizadas até o momento, também estão procedimentos nas áreas de proctologia, vascular, de urologia, retirada de cistos, desbridamento, amputação e queimaduras. Outra novidade do hospital foi a ampliação de salas cirúrgicas, passando de três para seis.

Outro destaque é a parte ambulatorial da unidade que, desde a inauguração, já contabiliza 13.405 atendimentos e consultas nas áreas de ortopedia, cirurgia geral, pediatria, nefrologia, proctologia, ginecologia, cirurgia vascular, urologia, endocrinologia, neurocirurgia, cirurgias plásticas convencionais e em queimados.

A nova unidade é referência em atendimento de queimaduras e feridas em pés diabéticos, além de traumatologia e ortopedia para casos referenciados por outras unidades. Somente no trabalho de urgência, foram 6.864 atendimentos desde a abertura, no fim do ano passado.

Também está em funcionamento no Alfredo Abrahão o Núcleo Hospitalar Epidemiológico, que realiza atendimentos para acidentes por animais peçonhentos, de violência sexual e antirrábicos, em adultos e crianças e, também, de acidentes de trabalho com exposição a material biológico.

Estrutura

O Hospital Municipal Alfredo Abrahão conta com 78 leitos, sendo 10 de UTI e seis centros cirúrgicos, consultórios, salas de exames e toda estrutura necessária para atender a população. O projeto do novo hospital surgiu com a reestruturação da saúde em novembro de 2018, quando o então Cais Progresso foi desativado – devido às questões estruturais e sanitárias.

Com informações da Prefeitura de Anápolis.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?