metropoles.com

Hospital de campanha da Prefeitura do Rio recebe os primeiros pacientes

Quando chegar à capacidade máxima serão 500 leitos, 100 de UTI e 400 de enfermaria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Prefeitura do Rio
Screenshot_13841
1 de 1 Screenshot_13841 - Foto: Prefeitura do Rio

Inaugurado nesta sexta-feira, 1º, o hospital de campanha da prefeitura do Rio, no Riocentro, zona oeste da cidade, começou a receber ontem mesmo os primeiros pacientes infectados pelo novo coronavírus. As quatro primeiras pessoas internadas na unidade foram encaminhadas pela Central Unificada de Regulação, a partir das unidades de urgência e emergência.

Os pacientes estão ocupando o primeiro módulo do hospital, inicialmente aberto com 100 leitos disponíveis. Quando chegar à capacidade máxima serão 500 leitos, 100 de UTI e 400 de enfermaria. Além de uma senhora de 76 anos que foi para a UTI, o hospital do Riocentro recebeu três homens, com 65, 51 e 33 anos de idade. A previsão é que mais quatro pacientes sejam levados para o hospital de campanha ainda na manhã de sábado.

Ontem, durante a inauguração da unidade, a secretária municipal de saúde do Rio, Beatriz Busch, afirmou que há risco de colapso do sistema público municipal nos próximos dias se a abertura de novos leitos por outros entes (Estado e União) não acontecer no ritmo esperado e se a população desrespeitar o isolamento. “O sistema público municipal não consegue sustentar todo o estado”, afirmou.

De acordo com a prefeitura, os demais 400 leitos da unidade de campanha da prefeitura, construída emergencialmente no Riocentro, serão ativados progressivamente, conforme a chegada, na semana que vem, dos respiradores e demais equipamentos de saúde adquiridos pelo município na China. O município também precisa contratar mais profissionais de saúde para atender os pacientes. Vários médicos e enfermeiros do município estão afastados devido à covid-19 e por prevenção, por terem doenças associadas.

“A prefeitura tem feito esforços para que eles aceitem o chamado, inclusive oferecendo hospedagem e passagem de graça para os que vierem de outros estados, além do pagamento que, para os médicos, pode variar entre R$ 6 mil e R$ 21 mil, conforme a carga horária”, diz a prefeitura em nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?