metropoles.com

Hospitais de Santa Catarina relatam falta de medicamentos contra Covid

Em algumas unidades de saúde, a quantidade de insumos é suficiente para apenas mais uma semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Agência Saúde DF
Brometo de Roucurônio
1 de 1 Brometo de Roucurônio - Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

A Associação de Hospitais de Santa Catarina (AHESC) informou ao governo do estado que o sistema de saúde da região está próximo de ficar sem medicamentos destinados a pacientes contaminados pelo novo coronavírus. De acordo com a entidade, o fato se dá em razão do alto índice de insumos utilizados para o tratamento de pacientes intubados por causa da Covid-19.

“Devido à gravidade do momento, a disponibilidade do atual estoque é insuficiente para o atendimento aos pacientes Covid e também às demais enfermidades, precisamos que o governo do estado atue, para regularizar esta situação”, disse o comunicado.

De acordo com boletim da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina, a quantidade de insumos na região é suficiente para apenas mais uma semana.

Equipes do Hospital de Lages, na Serra Catarinense, do Hospital Governador Celso Ramos e do Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, também enviaram ofícios ao governo do estado.

No documento, o Hospital de Lages declarou que um medicamento utilizado como bloqueador neuromuscular, Brometo de Rocurônio (imagem de destaque), está em falta. Segundo a nota, este é um dos principais remédios utilizados para tratar pacientes graves.

Em nota, o governo do estado ratificou que a situação não está ocorrendo apenas em Santa Catarina. Secretária de Saúde confirmou que a quantidade de demanda dobrou nas últimas semanas.

No entanto, o governo garantiu que o Ministério da Saúde enviará insumos para evitar o colapso no sistema de saúde catarinense.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?