metropoles.com

Hora da onça beber água: felino é flagrado em reserva de Goiás. Vídeo

Onça-parda foi filmada em reserva ambiental de Niquelândia bebendo água. Material foi divulgado esta semana nas redes sociais da instituição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
goias onça parda bebendo agua
1 de 1 goias onça parda bebendo agua - Foto: Reprodução

Goiânia – “A hora da onça beber água” é uma expressão popular geralmente usada para indicar, em poucas palavras, um momento decisivo e perigoso. Afinal, o felino costuma beber água ao cair da noite, considerado também o melhor horário para visualizar o bicho. E foi exatamente em um desses momentos que uma onça-parda foi flagrada na reserva ambiental Legado Verdes do Cerrado, localizada em Niquelândia, no norte goiano.

O vídeo, compartilhado nessa terça-feira (28/6) pelas redes sociais, mostra o animal pela primeira vez filmado dentro na reserva, matando a sede.

O animal é um macho adulto e o registro faz parte do projeto Monitoramento Participativo da Biodiversidade, conduzido pela equipe desde 2020.

Veja o vídeo:

De acordo com a instituição, os flagrantes vão servir, futuramente, de base para mapear as espécies que habitam o Legado Verdes do Cerrado. Segundo a reserva, o compartilhamento de conhecimento sobre a fauna brasileira, ajuda em sua preservação.

Ainda conforme a assessoria de imprensa, o vídeo foi registrado em março de 2021. As câmeras de monitoramento instaladas na reserva já registraram também animais como anta, caititu, veado e cachorro do mato.

Em julho do ano passado, uma onça parda foi registrada dentro na reserva, mas em imagem fixa feita por uma armadilha fotográfica. O animal estava entrando no Rio Traíras.

Sobre o Legado Verdes do Cerrado

O Legado Verdes do Cerrado, tem aproximadamente 80% da área composta por cerrado nativo. O local é uma área de 32,5 mil hectares pertencente à CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, uma das empresas investidas no portfólio da Votorantim S.A. A cerca de três horas de Brasília, é composta por dois núcleos. No núcleo Engenho, nascem três rios: Peixe, São Bento e Traíras, de onde é captada toda a água para o abastecimento público de Niquelândia (GO).

Na reserva, está localizada a sede, em uma área de 22,5 mil hectares, onde são realizadas pesquisas científicas, ações de educação ambiental e atividades da nova economia, como produção de plantas e reflorestamento; enquanto outros 5 mil hectares são dedicados à pecuária, produção de grãos e silvicultura. Já o núcleo Santo Antônio Serra Negra, que conta com mais 5 mil hectares, mantém o cerrado nativo intocado e tem parte de sua área margeada pelo Lago da Serra da Mesa.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?