Hora da onça beber água: felino é flagrado em reserva de Goiás. Vídeo
Onça-parda foi filmada em reserva ambiental de Niquelândia bebendo água. Material foi divulgado esta semana nas redes sociais da instituição
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – “A hora da onça beber água” é uma expressão popular geralmente usada para indicar, em poucas palavras, um momento decisivo e perigoso. Afinal, o felino costuma beber água ao cair da noite, considerado também o melhor horário para visualizar o bicho. E foi exatamente em um desses momentos que uma onça-parda foi flagrada na reserva ambiental Legado Verdes do Cerrado, localizada em Niquelândia, no norte goiano.
O vídeo, compartilhado nessa terça-feira (28/6) pelas redes sociais, mostra o animal pela primeira vez filmado dentro na reserva, matando a sede.
O animal é um macho adulto e o registro faz parte do projeto Monitoramento Participativo da Biodiversidade, conduzido pela equipe desde 2020.
Veja o vídeo:
Ver esta publicação no Instagram
De acordo com a instituição, os flagrantes vão servir, futuramente, de base para mapear as espécies que habitam o Legado Verdes do Cerrado. Segundo a reserva, o compartilhamento de conhecimento sobre a fauna brasileira, ajuda em sua preservação.
Ainda conforme a assessoria de imprensa, o vídeo foi registrado em março de 2021. As câmeras de monitoramento instaladas na reserva já registraram também animais como anta, caititu, veado e cachorro do mato.
Em julho do ano passado, uma onça parda foi registrada dentro na reserva, mas em imagem fixa feita por uma armadilha fotográfica. O animal estava entrando no Rio Traíras.
Sobre o Legado Verdes do Cerrado
O Legado Verdes do Cerrado, tem aproximadamente 80% da área composta por cerrado nativo. O local é uma área de 32,5 mil hectares pertencente à CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, uma das empresas investidas no portfólio da Votorantim S.A. A cerca de três horas de Brasília, é composta por dois núcleos. No núcleo Engenho, nascem três rios: Peixe, São Bento e Traíras, de onde é captada toda a água para o abastecimento público de Niquelândia (GO).
Na reserva, está localizada a sede, em uma área de 22,5 mil hectares, onde são realizadas pesquisas científicas, ações de educação ambiental e atividades da nova economia, como produção de plantas e reflorestamento; enquanto outros 5 mil hectares são dedicados à pecuária, produção de grãos e silvicultura. Já o núcleo Santo Antônio Serra Negra, que conta com mais 5 mil hectares, mantém o cerrado nativo intocado e tem parte de sua área margeada pelo Lago da Serra da Mesa.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.