metropoles.com

Homofobia: defensoria pede apuração nas falas de professora em Goiás

Educadora disse a estudantes de escola municipal em Posse (GO) que homossexual é “impuro”. Ela foi gravada durante a fala e vídeo viralizou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
maria elizete fala homofobia escola posse goias
1 de 1 maria elizete fala homofobia escola posse goias - Foto: Reprodução

Goiânia – A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) pediu a apuração das responsabilidades administrativas e criminais das falas homofóbicas de uma professora, durante aula em um colégio municipal de Posse, no nordeste goiano.

O caso teve bastante repercussão após divulgação de um vídeo em que a professora Maria Elizete Anjos afirmou para estudantes que ser homossexual é “impuro”.

“Se você é homem, foi feito para a mulher e mulher para o homem. E o que foge disso é impuro”, afirmou a professora na gravação.

Veja o vídeo:

 

Falas preconceituosas

No documento que pede a investigação, o defensor público Marco Túlio Félix Rosa, coordenador do Núcleo Especializado de Direitos Humanos, afirmou que “a manifestação da professora extrapola o direito à liberdade de expressão, uma vez que este direito não deve ser invocado para encobrir falas discriminatórias e preconceituosas”.

Ofícios pedindo a apuração dos fatos foram enviados à Secretaria Municipal de Educação de Posse, Secretaria de Estado da Educação e para o Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri), da Polícia Civil. No documento ainda é requisitado um treinamento pedagógico para combater a homofobia nas escolas.

Defesa

Ainda que tenha sido filmada no momento da fala aos alunos, quando da divulgação do vídeo, a professora tentou se defender. “Não são verdadeiros os supostos comentários homofóbicos atribuídos a mim”, destacou, em nota enviada à imprensa. A professora disse que sempre lutou e prezou para que todos mereçam respeito, independentemente de suas condições, palavras e pensamentos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?