metropoles.com

Homicídio e suicídio estão entre principais causas de mortes de jovens

Censo Demográfico 2022 revela que causas mais comuns de óbitos entre jovens brasileiros de 15 a 34 anos são externas ou violentas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Laurent Hamels/GettyImages
Faca - Metrópoles
1 de 1 Faca - Metrópoles - Foto: Laurent Hamels/GettyImages

O Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (25/10), traz dados que revelam: as principais causas de morte entre jovens brasileiros de 15 a 34 anos são externas ou violentas, como homicídios, suicídios e acidentes de trânsito. O levantamento ainda indica que, nessa faixa etária, o número de óbitos masculinos supera o número de mortes femininas.

As mais frequentes causas desses óbitos estão relacionadas a acidentes de trânsito, suicídios e homicídios, além de motivos externos, com um número consideravelmente maior de óbitos masculinos.

“Entre o grupo de 15 a 19 até o grupo de 30 a 34 anos o maior número de óbitos masculinos em relação aos femininos está relacionado a uma quantidade maior de mortes por causas externas, ou violentas, que afetam menos as mulheres. Como exemplos, estão os acidentes de trânsito e homicídios”, explica Izabel Marri, gerente de Estudos e Análises Demográficas do IBGE.

Segundo o IBGE, entre agosto de 2021 e julho de 2022, foram registrados no Brasil 1.326.138 óbitos, dos quais 722.225 (54,5%) foram de homens e 603.913 (45,5%), de mulheres. Apenas a partir de 80 anos que o número de óbitos de mulheres superam os masculinos.

O grupo de 20 a 24 anos é o mais afetado, apresentando uma taxa de 371 óbitos masculinos para cada 100 mulheres, o que representa uma sobremortalidade masculina de cerca de 3,7 vezes. Segundo o IBGE, as causas das mortes prejudicam menos as mulheres.

Em 2022, a população de 0 a 4 anos correspondia a 6,3% do total populacional e a 2,6% do total de óbitos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?