Homem que vive com tumor gigante no crânio fará cirurgia esta semana
A expectativa é de que José Nilton Cardozole faça a cirurgia ainda nesta semana, na rede pública, após meses de espera
atualizado
Compartilhar notícia
A filha do idoso que vive há cinco meses à espera da remoção de um tumor gigante no crânio, a advogada Mirnari Cardozo, decidiu entrar com uma ação na Justiça do Rio Grande do Norte meses atrás em busca do tratamento do pai. Agora, após todo esse tempo, a expectativa é de que ele faça a cirurgia ainda nesta semana na rede pública.
José Nilton Cardozo, 65 anos, é marceneiro e vive com um tumor intracraniano, com diagnóstico de meningioma, que é um tumor benigno que surge partir das membranas que recobrem e protegem cérebro. Devido ao tamanho do tumor, no entanto, o José ficou surdo em um dos ouvidos e toma mais de 15 doses de morfina por dia.
A cirurgia de José tem sido protelada em detrimento da falta de materiais necessários para o pré-operatório. Por conta do processo aberto pela filha, foi preciso fazer um orçamento da cirurgia na rede particular e o valor foi superior a R$ 140 mil.
“Quarenta e oito horas antes da cirurgia, ele precisa fazer uma embolização, que vai fechar os vasos do tumor e evitar uma hemorragia durante a cirurgia. A gente tem um hospital referência em câncer, mas falta o material, que é do SUS”, explicou Mirnari Cardozo.
O procedimento será feito, no entanto, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendido pelo Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). A previsão é para que o homem passe por cirurgia no próximo sábado (12/8).