Homem que escapou de enxurrada forte em Goiás: “Desespero total”
Promotor de vendas relata momentos de desesperos que viveu ao ter imóvel invadido por lama em Anápolis (GO) pelo muro do fundo do quintal
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Sinais de destruição e lama ainda tomam conta do quintal e das paredes da casa do promotor de vendas Rômulo do Carmo Couto, de 37 anos, que teve o imóvel parcialmente destruído depois de ser invadido por uma forte onda de enxurrada, em Anápolis, a 55 km da capital goiana. “Foi desespero total”, resumiu ele ao Metrópoles, nesta terça-feira (23/11).
Em vídeo que viralizou nas redes sociais, o morador aparece escapando por pouco da onda enorme de enxurrada que destruiu o muro do fundo de seu imóvel. A lama se espalhou pela grama do quintal, antes de invadir sua casa, por volta das 12h230 da última quinta-feira (18/11). A água suja atingiu alimentos, roupas e eletrodomésticos, entre os quais a cama, sofás, geladeira e fogão.
Veja o momento:
“Tive um prejuízo em torno de R$ 80 mil. Tudo foi destruído, mas, graças a Deus, eu, minha esposa e os quatro cachorros estamos bem. Agora é trabalhar para comprar tudo de novo”, afirma ele.
“Não deu tempo”
No vídeo, Couto aparece conversando ao celular, em uma área no seu quintal. Em seguida, ele desce cinco degraus correndo, imediatamente depois de perceber que o muro não estava resistindo à pressão da lama, que invadiu o imóvel de forma violenta, durante a forte chuva.
“Não deu tempo nem de olhar para trás. Quando eu agarrei no pilar, a água me levantou as pernas, e a máquina de lavar passou por trás da minha cabeça e bateu no portão”, lembra o promotor de vendas.
O morador contou que estava desesperado em ligação com o dono do imóvel ao lado, por onde a enxurrada entrou, para relatar a situação ao vizinho. A ideia era evitar que um desastre ocorresse nas próximas horas. No entanto, a força da lama não esperou.
“Eu fiquei desesperado. Às 12h35, eu estava em ligação com ele [vizinho] quando ocorreu o desastre. Cheguei a colocar o dedo na fissura e corri desesperado. Depois, segurei nas pilastras atrás da casinha dos cachorros. A câmera filmou 18 minutos de água entrando direito, mas foi mais”, diz.
O promotor de vendas relata que, logo em seguida, recebeu ajuda dos irmãos da igreja que ele frequenta para limpar a residência e o quintal. “Trabalhamos até a meia noite. Nesse mesmo dia, conseguimos tirar dois caminhões de entulho”, afirma.
No dia seguinte, de acordo com o morador, a Prefeitura de Anápolis disponibilizou 15 funcionários para auxiliá-lo na limpeza. “Dava mais de 20 pessoas trabalhando na sexta feira. A prefeitura conseguiu tirar mais seis caminhões de entulho”, conta.
Atendimento
Ao Metrópoles, a Prefeitura de Anápolis informou que a Defesa Civil e as Secretarias de Obras e de Integração Social do município estão prestando assistência à família atingida.
“Equipes de Obras realizaram a limpeza e remoção de entulhos enquanto a pasta adquire os materiais para os trabalhos necessários para resolver o problema”, disse a administração municipal por meio de nota.
A defesa do dono do terreno vizinho disse que a parede de parte da construção da casa do promotor de vendas não tem registros de engenharia na prefeitura e, por isso, estaria irregular. O município não confirmou essa informação.