Homem é resgatado de buraco após oito dias desaparecido no Entorno
Rapaz de 39 anos com doença psiquiátrica estava dentro de grota com cerca de 50 m de profundidade; bombeiros foram acionados para resgate
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Um homem de 39 anos foi resgatado de dentro de um buraco com cerca de 50 m de profundidade em Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal. Ele teria ficado preso nesse local por oito dias, que é o tempo que estava desaparecido da família.
Segundo o Corpo de Bombeiros, que realizou o resgate, moradores teriam ouvido os gritos do rapaz de dentro do buraco e avisaram aos familiares dele. Os parentes então procuraram os bombeiros, que foram até o local, no final da manhã de segunda-feira (31/1).
O buraco em que o homem estava preso era uma grota, cercada de mata fechada e de difícil acesso, segundo o cabo Welei Lino relatou ao Metrópoles. Ele participou do resgate com outros dois bombeiros, o cabo Melquisedeque e o soldado Uelder.
“Imobilizamos e, utilizando uma prancha, subimos ele amarrado com uma corda. Ele estava bem debilitado, com um ferimento na perna com estado de infecção bem avançado, desidratado, muito magro, com os pés bastante enrugados. Os sinais são de que ele estava lá há um bom tempo”, relatou o cabo Lino.
Pediu água
No momento em que foi resgatado, o homem de 39 anos estava consciente, mas confuso e visivelmente debilitado. Ele pediu água para a equipe. Familiares acompanharam o resgate pessoalmente.
“Na hora que chegamos, ele estava só de cueca e muito sujo de terra. Possivelmente ele caiu, pelo fato do relevo ser bem inclinado. É onde corre a enxurrada de chuva. Imaginamos que ele deve ter escorregado”, contou o bombeiro.
Esse rapaz que estava preso no buraco é um ex-dependente químico, que tem transtorno mental e é morador conhecido do Jardim de Alá, bairro de Santo Antônio. Ele costuma perambular pela região, mas dessa vez tinha ficado mais de uma semana desaparecido, causando preocupação em parentes, que o procuravam.
Assim que foi resgatado, ele foi encaminhado para o Hospital Municipal de Santo Antônio do Descoberto. O estado de saúde do paciente nesta quarta-feira (2/2) seguia estável, em regular estado geral, com persistência de edema em membros inferiores, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, ele está consciente, mas confuso e desorientado no tempo e espaço.