Homem é internado suspeito de ter a doença da urina preta em PE
Doença de Haff, conhecida como a doença da urina preta, teria afetado homem que deu entrada na unidade de saúde em 24 de abril
atualizado
Compartilhar notícia
O Hospital de Servidores do Estado divulgou, nesta terça-feira (9/5), o estado de saúde do homem que deu entrada em 24 de abril, na unidade de saúde com suspeita da doença de Haff, conhecida como a doença do peixe ou da urina preta. Os exames estão sendo analisados pela secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), mas os sintomas já dão um pré-diagnóstico.
O paciente, 58, continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade, realizando hemodiálise e recebendo suporte com ventilação mecânica. O estado de saúde dele é grave, mas, até o fechamento desta edição, era considerado estável.
A síndrome de Haff é uma doença que promove a destruição de fibras musculares. Tal processo causa dor intensa e libera substâncias na corrente sanguínea que afetam os rins e o sistema urinário. O transmissão se dá pelo consumo de peixes e outros frutos do mar que estejam infectados.
Leia a matéria completa no Diário de Pernambuco, parceiro do Metrópoles.