metropoles.com

Homem-bomba: Padilha diz que STF é novamente alvo da cultura do “ódio”

Ministro de Lula lembrou dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e disse que confia na investigação da PF sobre o caso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrópoles
Alexandre Padilha em entrevista à coluna de Igor Gadelha - Metrópoles
1 de 1 Alexandre Padilha em entrevista à coluna de Igor Gadelha - Metrópoles - Foto: Metrópoles

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o Supremo Tribunal Federal (STF) foi alvo, “mais uma vez”, de “uma cultura que estimula o ódio”, após o ataque de um homem na Praça dos Três Poderes na noite dessa quarta-feira (13/11).

“Não tem como você ver essa situação sem relembrar o que foram os atos criminosos preparatórios para o 8 de Janeiro e o próprio 8 de Janeiro em si. Mais uma vez, o STF é alvo de uma cultura que estimula o ódio e que, infelizmente, leva pessoas a cometer crimes como esse”, afirmou Padilha nesta quinta-feira (14/11).

Veja:

Nesta manhã, o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, afirmou que o autor das explosões tinha intenção de “matar ministros da Suprema Corte”. O principal alvo dele seria o ministro Alexandre de Moraes.

“Nós não queremos mais isso, não quer ver gente morrendo, gente cometendo crimes, cometendo vandalismo, atos contra a democracia, como nós vimos no 8 de Janeiro e como vimos ontem”, completou Padilha.

Padilha falou ter confiança na PF para conduzir a investigação. A corporação apura o caso como atentado terrorista.

Segundo o ministro, a reação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi “reforçar a segurança e determinar aos agentes do Palácio [do Planalto] e da PF para garantir segurança dos ministros e servidores do STF, na Praça dos Três Poderes”.

Homem-bomba

O responsável pelo ataque à Praça dos Três Poderes foi identificado como Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos. Segundo o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o homem tinha intenção de “matar ministros da Suprema Corte”, e seu alvo principal era o ministro Alexandre de Moraes.

Câmeras de segurança registraram o momento em que o homem detonou explosivos em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). Nas imagens, Wanderley arremessa explosivos em direção à Estátua da Justiça. Em seguida, ele se deita, e o artefato acende, solta fumaça e explode.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?