metropoles.com

Homem agride funcionários e quebra Pronto Atendimento em SP. Assista

Funcionária do PA Dona Luiza relata ao Metrópoles os momentos de terror vividos na noite de terça-feira (6/4): “Ia ser um massacre”, afirma

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Detalhe de vidro quebrado do Pronto Atendimento Dona Luiza, Guarulhos
1 de 1 Detalhe de vidro quebrado do Pronto Atendimento Dona Luiza, Guarulhos - Foto: Reprodução

São Paulo – Um homem, de 25 anos, foi preso em flagrante na noite de terça-feira (6/4) após quebrar uma unidade de Pronto Atendimento no bairro Pimentas, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Ele agrediu, com socos e chutes, seis funcionários do local.

A auxiliar de enfermagem Rita de Cássia Novais, 48 anos, conta que o acusado chegou por volta das 21h30 e buscava ajuda após ter sido esfaqueado por sua companheira, que o acompanhava. Depois do atendimento, ele foi transferido em uma sala para ser medicado, mas queria ir embora durante o tratamento.

De acordo com Rita, a recusa deu início a uma discussão marcada por xingamentos. Transtornado, ele começou a agredir fisicamente os trabalhadores do Pronto Atendimento. Ela conta que o homem não usava máscara de proteção contra Covid-19. No local são atendidos pacientes com suspeita e com confirmação do novo coronavírus.

A situação piorou quando ele saiu da unidade para buscar um objeto para ferir os trabalhadores. Nesse momento, a porta foi trancada por um funcionário, que impediu sua entrada. A companheira do agressor nada fez para interromper sua ação, acusa Rita.

O homem utilizou uma barra de ferro para danificar a porta, mas não conseguiu passar para o lado de dentro. “Se ele entrasse, ia ser um massacre. A nossa sorte foi essa”, declarou Rita ao Metrópoles.

Veja imagens:

Risco de contaminação por Covid-19

Para se proteger, Rita de Cássia se escondeu em um banheiro e pacientes com Covid-19 correram para o mesmo local que ela. Segundo Rita, alguns não tiveram tempo de colocar a máscara de proteção.

“Eu orei bastante, morro de medo de pegar [Covid-19]. Eu vivi momentos de terror, ele estava muito transtornado e disse que ia voltar para pegar um por um”, relatou.

Uma equipe da Polícia Militar atendeu à ocorrência e prendeu o homem. Ele foi indiciado por lesão corporal, dano qualificado e ameaça. O caso foi registrado no 4º DP de Guarulhos.

Após o incidente, a unidade foi fechada temporariamente e 12 pacientes foram transferidos para outras unidades de saúde. O Pronto Atendimento foi reaberto na tarde dessa quarta (7/4).

Problemas constantes

Rita afirma que esse não é o primeiro caso de violência contra funcionários do PA Luiza. Ela conta que as ameaças físicas e verbais são constantes. O Pronto Atendimento não tem equipe de segurança, somente controladores de acesso.

Os empregados solicitam constantemente patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) à Prefeitura de Guarulhos, comandada por Guti (PSD). Ao, Metrópoles a administração municipal garantiu que o trabalho de segurança é feito pelos oficiais, a despeito das denúncias.

Em nota, a prefeitura destaca que mantém a Operação Ronda Saúde em unidades públicas, como hospitais e opostos de vacinação.

“O patrulhamento acontece durante o horário de funcionamento das unidades de saúde. As rondas preventivas e com permanência temporária são divididas por inspetorias de patrulhamento das áreas Centro, Oeste, Leste, Norte e Sul. O patrulhamento é feito 24 horas por dia e qualquer ocorrência pode ser denunciada pelo telefone 153 da GCM.”

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?