1 de 1 Voltaire Schilling
- Foto: Cesar Lopes/ PMPA
O professor e historiador brasileiro Voltaire Schilling morreu no último domingo (02/01), aos 77 anos, devido a um quadro de embolia pulmonar que resultou em uma parada cardíaca. O registro do óbito aconteceu por volta das 22h, na Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre.
Schilling lecionou em várias instituições do Rio Grande do Sul por mais de 30 anos, além de ter sido diretor do Memorial do Rio Grande do Sul e representado o Brasil na Feira Internacional do Livro de Jerusalém, em 1991. Em 2005 foi distinguido com a Medalha Cidade de Porto Alegre por relevantes serviços prestados e três anos depois foi eleito membro da Academia Rio-Grandense de Letras.
Em 2013, recebeu do governo da França a insígna de cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito, uma das principais honrarias civis do país.
3 imagens
1 de 3
Universidade Aberta com a palestra do Voltaire Schilling
Cesar Lopes/ PMPA
2 de 3
Universidade Aberta com a palestra do Voltaire Schilling
Cesar Lopes/ PMPA
3 de 3
Universidade Aberta com a palestra do Voltaire Schilling
O historiador também escreveu diversos livros: A revolução chinesa: colonialismo, maoísmo, revisionismo (1984); O nazismo: breve história ilustrada (1988); Momentos da história: a função da história na conjuntura social (1988); Estados Unidos versus América Latina: as etapas da dominação (1991); Tempos da História (1995) e O conflito das ideias (1999).
Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.