metropoles.com

Benjamin e Salomão tomam posse como presidente e vice do STJ

Os ministros Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão vão compor a diretoria do STJ até 2026. Eles também assumem o Conselho da Justiça Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Manoela Alcântara/Metrópoles
Imagema colorida de Lula e Herman Benjamin no STJ
1 de 1 Imagema colorida de Lula e Herman Benjamin no STJ - Foto: Manoela Alcântara/Metrópoles

O ministro Herman Benjamin e o ministro Luis Felipe Salomão tomaram posse como novos presidente e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta quinta-feira (22/8). Na cerimônia, eles também assumiram o comando do Conselho da Justiça Federal (CJF).

Ambos passaram por eleição em 23 de abril e vão conduzir o STJ no biênio 2024-2026. Os novos presidente e vice entram no lugar da ministra Maria Thereza de Assis Moura e do ministro Og Fernandes, que dirigiram a Corte nos últimos dois anos.

Estavam presentes na posse ainda os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF); o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT); o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP); o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD); o procurador-Geral da República, Paulo Gonet Branco; o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti.

Além de Lula, compareceu o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e ministros do governo como Ricardo Lewandowski (Justiça), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Sônia Guajajara (Povos indígenas), Marina Silva (Meio Ambiente).

O evento foi prestigiado ainda pelos governadores Ibaneis Rocha (MDB-DF) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).

Durante a posse, a ministra Maria Thereza de Assis Moura fez um balanço de sua atuação à frente da presidência do STJ e elogiou a nova gestão. “Temos plena certeza de que a nova administração estará bem equipada para enfrentar desafios e de que a chegada de novos líderes com currículo ilustre e experiências diversas trará uma perspectiva renovadora e eficaz, alinhada com as demandas atuais e futuras. Esta será uma oportunidade de fortalecer a Justiça e de garantir que o Tribunal da Cidadania continue desempenhando seu papel essencial com o comprometimento perante à sociedade”, afirmou.

Novo presidente

Herman Benjamin é um jurista de atuação destacada nas áreas do direito ambiental e do direito do consumidor. Paraibano, é formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em direito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O ministro fez carreira jurídica no Ministério Público de São Paulo (MPSP) e, ao longo de 24 anos, atuou em várias frentes na instituição. É ainda autor de diversos livros, ensaios e artigos jurídicos.

Desde 1995, é professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Também na condição de professor visitante, já lecionou na Faculdade de Direito de Illinois e na Universidade Católica de Louvain-la-Neuve, na Bélgica. O ministro é fundador e codiretor da Revista de Direito Ambiental, publicada desde 1995.

Vice-presidente

O ministro Luis Felipe Salomão é o atual corregedor nacional de Justiça. Ele tem participação relevante na formação da jurisprudência do STJ, onde atua há 15 anos, especialmente nos julgamentos de direito privado.

O ministro presidiu a comissão de juristas constituída pelo Senado para propor a legislação que ampliou a arbitragem e criou a mediação no Brasil. Também presidiu a comissão de juristas que elaborou o anteprojeto de reforma do Código Civil, concluído recentemente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?