Saiba quem são os herdeiros de Olavo de Carvalho
Quatro anos antes de morrer, Olavo de Carvalho escolheu quem ganharia seus bens e quem ficaria de fora de seu testamento
atualizado
Compartilhar notícia
Em 2018, quatro anos de morrer, Olavo de Carvalho, conservador de direita e autointitulado “guru” do bolsonarismo, decidiu quem teria direito aos seus bens. O testamento foi firmado no estado da Virgínia (EUA), onde o escritor possuía duas casas.
Além dos imóveis, os valores adquiridos com as vendas de seus livros e os direitos autorais das obras também foram divididos entre seus herdeiros.
Olavo de Carvalho morreu em 2022, aos 74 anos, após ser diagnosticado e internado com Covid-19.
Esposa de Olavo de Carvalho
Para Roxane de Carvalho, última mulher do escritor e com quem o escritor mantinha união estável há quase 20 anos, foram deixados os direitos sobre duas residências adquiridas nos Estados Unidos, ambas na Virgínia. Para a esposa, também foram reservados 30% dos direitos autorais sobre as obras do conservador.
Filhos e irmão
Leilah e Pedro Luiz de Carvalho, resultado da união com Roxane, ficaram, cada um, com 20% dos direitos autorais, além de percentuais sobre as residências. Em relação aos outros seis irmãos, eles foram os que receberam maior porcentagem sobre os bens do pai.
Os outros filhos, Maria Inês, Luiz, Davi, Tales e Percival ficaram, juntos, com 1,4% dos possíveis valores sobre as produções intelectuais do filósofo. Luiz Paulo de Carvalho, irmão do conservador, ficou com 0,3% dos direitos autorais.
Amigos
Há também nomes que não fazem parte do círculo familiar do astrólogo. Ele passou 10% dos lucros registrados sobre seus direitos autorais para Silvio Grimaldo, diretor do site Brasil Sem Medo.
Outra pessoa é Stella Caymmi, filha da cantora Nana Caymmi e neta de Dorival Caymmi. No testamente, ela é classificada como amiga e tem direito a 0,3% sobre os direitos autorais.
Nesse caso, porém, há um pré-requisito: “0,7% dos meus direitos autorais dos livros, nos casos em que ela trabalhe como editora”.
“A decisão sobre os livros nos quais ela trabalhará como editora será tomada pelo 1º, 2º e 4º beneficiários por votação majoritária, sendo seu percentual descontado dos três primeiros beneficiários na seguinte proporção: 0,3% do primeiro beneficiário, 0,2% do segundo beneficiário e 0,2% do terceiro beneficiário”, aponta o texto.
Filha de esquerda excluída do testamento
Heloísa de Carvalho, irmã direta de Luiz, Tales e Davi, é a única ausente entre os filhos de Olavo de Carvalho no testamento. Heloísa se destacou por ter posicionamento político contrário ao genitor. Ela foi, inclusive, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Em 2017, Olavo de Carvalho prestou queixa contra Heloísa acusando-a de integrar uma organização criminosa apoiada por partidos de esquerda para destruir a sua reputação. O caso foi arquivado. Desde então, a relação dos dois foi marcada por ataques mútuos