Presidente da EBC, Hélio Doyle é demitido após posts sobre Israel
O posicionamento oficial do governo Lula sobre a guerra entre Israel e Hamas é pela paz no Oriente Médio
atualizado
Compartilhar notícia
Presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle será exonerado do cargo na rede pública. O próprio Doyle informou que deixará a função.
A demissão deverá ser registrada como pedido do próprio Doyle e ocorre após o comunicador ter repostado uma mensagem no X, antigo Twitter, sobre a guerra entre Israel e o grupo Hamas, da Palestina: “Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante”.
Outros posts escritos pelo então presidente da EBC reforçavam posicionamento contra os israelenses, enquanto o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se colocou a favor da paz entre as nações.
Nesta quarta-feira (18/10), Doyle disse que o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, manifestou “descontentamento por eu ter repostado, no X , postagem de terceiro acerca do conflito no Oriente Médio. Disse-me que a referida repostagem e sua repercussão na imprensa criaram constrangimentos ao governo”.
“Diante disso, pedi desculpas e comuniquei que deixo a presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), agradecendo ao ministro Pimenta e ao presidente Lula pela confiança em mim depositada por todos esses meses”, afirmou, em nota.