metropoles.com

Heinze pede impeachment de Barroso por fala sobre Forças Armadas

Senador aliado de Bolsonaro acusa o ministro do Supremo de atividade político-partidária por criticar interferência militar em eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro França/Agência Senado
Heinze_CPI da Covid
1 de 1 Heinze_CPI da Covid - Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) pediu à presidência do Senado que abra um processo para investigar suposto crime de responsabilidade do ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). O requerimento foi protocolado nesta terça-feira (24/5) e cita uma fala do magistrado sobre possível interferência indevida das Forças Armadas nas eleições brasileiras.

Barroso criticou, em palestra no último dia 24 de abril, a tentativa de envolvimento das Forças Armadas na política. “As Forças Armadas estão sendo orientadas para atacar o processo [eleitoral] e tentar desacreditá-lo”, disse o ministro.

Aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), Heinze avaliou que a declaração, “sem apresentar provas, caracteriza comportamento incompatível com a honra, dignidade e decoro do cargo que [Barroso] ocupa”. Ainda segundo o parlamentar, que é pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul nestas eleições, “a conduta do magistrado pode ser considerada atividade político-partidária, caracterizada como crime de responsabilidade previsto no art. 39 da lei 1079/50.”

Desde a manifestação, Barroso tem sido alvo da ira de Bolsonaro e de aliados do presidente. Durante evento chamado de “Ato Cívico pela Liberdade de Expressão” Bolsonaro disse, em 27 de abril, que Barroso não faz o papel de um “democrata” e disse que o magistrado “mente”.

No último dia 20 de maio, o presidente voltou a atacar Barroso e disse, em entrevista, que ele e os ministros Alexandre de Moraes e Edson Fachin “infernizam o Brasil“. Bolsonaro também já tentou iniciar um processo de impeachment contra Moraes e acusá-lo de abuso de autoridade, mas sem sucesso.

Caberá ao presidente do senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), dar ou não prosseguimento ao pedido de Heinze. O presidente do Congresso tem engavetado esse tipo de pedido, sob o argumento de reduzir a fervura da crise institucional.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?