Haitiano diz que foi obrigado a se jogar de ponte na fronteira do Peru com o Acre
O homem, de 36 anos, foi socorrido após 10 dias em uma mata. Ele queria seguir viagem até o Chile, mas foi interceptado pela polícia
atualizado
Compartilhar notícia
Ao tentar viajar para o Chile por meio de “coiotes”, um imigrante haitiano, de 36 anos, precisou ser socorrido após cair da Ponte da Integração, que liga a cidade de Iñapari, no Peru, a Assis Brasil, no Acre. O resgate ocorreu no último sábado (24/7) e ele afirma que foi pressionado a se jogar pela polícia peruana.
Segundo o secretário de Assistência Social de Assis Brasil, Quedinei Correia, o imigrante relatou ter chegado à cidade do interior do Acre no último dia 10 de julho com três companheiros para passar para o lado peruano e seguir viagem até o Chile. A informação é do portal G1.
Já na cidade peruana de Iñapari, ele se desencontrou dos companheiros e acabou perdendo o táxi.
“Disse que foi várias vezes enganado por outras pessoas, por outros ‘coiotes’, e depois foi levado até a polícia peruana, que teria colocado ele em cárcere”, informou o secretário.
O imigrante relatou ainda que, na noite do dia 14 de julho, os policias o teriam levado até a ponte. Após muita pressão, ele pulou e caiu em uma área de mata.
“Na queda, ele ficou muito machucado e até agora está sem os movimentos das pernas. Então, por isso, teve dificuldade de se locomover pela mata. Ele foi se arrastando e conseguiu chegar até a praia”, disse Correia.
Segundo o integrante da Assistência Social de Assis Brasil, no sábado, ele foi avistado por moradores, que chamaram os bombeiros. Eles estavam fazendo um treinamento lá perto e fizeram o resgate. “Foi levado ao hospital, recebeu o atendimento necessário, mas precisou ser encaminhado para Rio Branco devido aos ferimentos graves”, explicou.