Haddad vai a Washington na próxima semana para reuniões com bancos
Ministro Fernando Haddad participa de reunião com ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G20
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai passar a próxima semana em Washington, nos Estados Unidos (EUA), para reuniões presenciais com instituições financeiras e bancos multilaterais. Na ocasião, ele participa 4ª Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20 (FMCBG), no âmbito das reuniões anuais de 2024 do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Grupo Banco Mundial.
Esta será a última reunião de ministros do G20 presidida por Haddad. Em 2025, a presidência do grupo passará do Brasil para a África do Sul.
Dos dias 21 a 25 de outubro, ele será substituído pelo secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron. Isso porque o secretário-executivo, Dario Durigan, também irá aos EUA acompanhando o ministro.
As agendas na capital americana incluem o lançamento da Plataforma Brasil de Investimento Climático, uma reunião bilateral com o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, e uma reunião com a agência Fitch Ratings (veja o cronograma complexo abaixo).
Haddad esteve na capital americana em abril deste ano, quando defendeu a reforma dos bancos multilaterais para aumentar capacidade de financiamento.
No mês passado, ele foi a Nova York com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na cidade, eles se reuniram com representantes das principais agências de classificação de risco (Moody´s, Standard & Poors e Fitch).
Dias depois, a Moody’s elevou a nota de crédito soberano do Brasil de Ba2 para Ba1, mantendo a perspectiva de avaliação (rating, no jargão) positiva. Essa revisão ocorre poucos meses após a agência ter atribuído a perspectiva positiva ao rating do país, em maio de 2024.
Agora, o Brasil está a um passo do grau de investimento pela Moody’s, nível que indica alta capacidade de um país ou empresa em honrar débitos.
Veja o cronograma de Haddad em Washington:
22/10 – Terça-feira
15h às 16h: Reunião bilateral com Ajay Banga, presidente do Banco Mundial
17h às 18h: Reunião com Fitch Ratings
23/10 – Quarta-feira
9h às 10h: Lançamento da Plataforma Brasil de Investimento Climático
11h30 às 13h: Global Sovereign Debt Roundtable – FMI
15h30 às 6h30: Constituency – Banco Mundial
17h00 às 18h: Constituency – FMI
18h30 às 21h30: Jantar oficial G20
24/10 – Quinta-feira
09h45 às 12h45: Reunião Ministerial G20
13h às 13h30: Press Conference (Briefing): G20
14h às 16h15: Evento da Força-Tarefa de Mobilização Global contra as Mudanças Climáticas (TF-CLIMA)
17h15 às 19h: IMFC Restricted Early Warning Exercise (EWE)