Haddad sobre Galípolo: “Muito gabaritado” para ser presidente do BC
Para Haddad, Galípolo terá que “se habituar” à pressão do cargo de presidente do Banco Central. “Não adianta reclamar”, disse o ministro
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, nesta quarta-feira (4/9), que o diretor de política monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, está “muito gabaritado” para assumir a presidência do banco a partir de janeiro de 2025.
“Ele [Galípolo] é uma pessoa que, na minha opinião, está muito gabaritada para assumir a presidência do Banco Central. Se dá bem com todos os diretores e se dá bem com o atual presidente Roberto Campos [Neto]”, declarou Haddad em entrevista à GloboNews.
O ministro fez uma série de elogios ao indicado a presidente do BC. Para ele, o diretor de política monetária conhece bem a parte técnica e política, bem como o mercado financeiro.
Galípolo terá que se acostumar com pressão, diz Haddad
Para Haddad, após assumir o comando do Banco Central, Galípolo terá que “se habituar” à pressão do cargo. “Quem está na vida pública sofre pressão”, disse o ministro.
“Não é [pressão] de A, B ou C, é da realidade do Brasil. Você quer melhorar a economia”, completou.
Ele destacou que figuras políticas precisam se “habituar a isso, e não adianta reclamar”.
Para ser presidente do BC, Galípolo ainda precisa passar pelo crivo da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e do plenário do Senado. Caso aprovado, ele terá um mandato de 2025 a 2028.