metropoles.com

Haddad sobre fim do rotativo: “Não pode afetar as compras no comércio”

Ministro da Fazenda ressaltou que os juros do cartão de crédito não podem continuar como estão e que negocia com os bancos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Usuários podiam pagar traficantes até no cartão de crédito
1 de 1 Usuários podiam pagar traficantes até no cartão de crédito - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou, nesta segunda-feira (14/8), que a mudança nos juros rotativos do cartão de crédito não pode afetar as compras no comércio, uma vez que a forma de pagamento é responsável por 70% das aquisição feitas no setor.

“Rotativo afeta muito a vida das pessoas e o parcelado sem juros representa hoje 70% das compras feitas no comércio. Então nós temos que ter muito cuidado para não afetar as compras no comércio e não gerar outro problema para resolver o primeiro”, disse Haddad.

O chefe da Fazenda ressaltou ainda que o rotativo não pode continuar como está – atualmente em até 437,3% ao ano – e que conversa com os bancos, públicos e privados, para tentar amenizar a questão em torno dos juros do cartão de crédito.

“O nosso foco é o rotativo. O rotativo não pode continuar como está e eu tenho o compromisso dos bancos que essa mesa de negociação tem prazo para terminar”, completou Haddad.

Na última quinta-feira (10/8), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou em audiência no Senado Federal que o problema do endividamento no país é o juro alto do rotativo do cartão de crédito.

Campos Neto chegou a dizer ainda que técnicos do BC estudam a possibilidade de extinguir o rotativo do cartão de crédito.

“A solução está se encaminhando para que não tenha mais rotativo, que o crédito vá direto para o parcelamento. Que seja uma taxa ao redor de 9% [ao mês]. Você extingue o rotativo. Quem não paga o cartão, vai direto para o parcelamento ao redor de 9% [ao mês]”, disse Campos Neto.

Campos Neto diz que rotativo do cartão de crédito pode ser extinto

O rotativo do cartão de crédito é quando o consumidor paga apenas uma parcela da fatura, inferior ao valor total, e o saldo devedor é deixado para ser quitado no mês seguinte. No entanto, esse valor se torna uma forma de empréstimo pessoal de curto prazo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?