Haddad sobre entregar Caixa ao Centrão: “Decisão do presidente Lula”
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad disse ter conversado “lateralmente” com Arthur Lira sobre troca no comando da Caixa
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, nesta quinta-feira (26/10), que conversou “lateralmente” com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sobre a troca no comando da Caixa Econômica Federal. Haddad se reuniu com Lira na manhã dessa quarta (25/10), horas antes de o presidente Lula (PT) anunciar a mudança na presidência do banco público.
Após três meses de pressão de Lira e do Centrão, Lula demitiu Rita Serrano e anunciou como substituto Carlos Vieira Fernandes, funcionário de carreira da Caixa indicado ao cargo pelo atual presidente da Câmara. Ele já trabalhou com integrantes do PP em outros governos petistas.
“Eu falei lateralmente com ele [Lira] sobre isso. Isso é da alçada do presidente da República. Eu participei das conversas, mas é uma decisão que foi tomada pelo presidente”, disse o ministro Fernando Haddad a jornalistas na portaria do ministério.
Em nota sobre a demissão de Rita Serrano, o Palácio do Planalto disse que Lula agradeceu o “trabalho” e a “dedicação” dela no comando da Caixa Econômica. Ela estava no posto desde janeiro.
“Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio. Na gestão de Serrano, foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo um compromisso de campanha”, diz a nota.
Segundo a Presidência, Carlos Fernandes assumirá o comando da Caixa, “dando continuidade” ao trabalho do banco na oferta de crédito e na execução de políticas públicas nas áreas sociais, culturais e esportivas.