Haddad sobre cobrança de Lula por articulação: “Só faço isso da vida”
Mais cedo, Lula cobrou de seus ministros, inclusive Haddad, “perder algumas horas conversando no Senado e na Câmara” ao invés de ler 1 livro
atualizado
Compartilhar notícia
Horas após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrar o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e seus ministros por mais articulação política, o titular da Fazenda, Fernando Haddad, disse que “só faz isso da vida”.
Nesta segunda-feira (22/4), em cerimônia no Palácio do Planalto, Lula disse: “O [Geraldo] Alckmin tem que ser mais ágil, tem que conversar mais. O Fernando Haddad tem que, ao invés de ler um livro, perder algumas horas conversando no Senado e na Câmara”, afirmou o presidente, em meio à dificuldade do Executivo no trato com o Legislativo.
Lula ainda defendeu que Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, e Rui Costa, da Casa Civil, passem “a maior parte do tempo” conversando com as bancadas.
Ao fim do pronunciamento, o chefe do Executivo amenizou o tom crítico: “É difícil, mas a gente não pode reclamar. A política é exatamente assim: ou você faz assim, ou não entra na política”.
Indagado por jornalistas sobre a cobrança feita por Lula, Haddad respondeu: “Eu sou faço isso da vida”. O ministro fez a declaração na portaria do Ministério da Fazenda, antes de se direcionar ao Palácio do Planalto para uma reunião com o presidente da República.
Conforme revelado pelo colunista do Metrópoles Igor Gadelha, no fim da tarde de domingo (21/4), Lula se reuniu a sós com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.
Lira está com as relações estremecidas com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação política do governo. No encontro, o presidente da República admitiu que houve uma trapalhada do governo no episódio envolvendo a demissão do primo de Lira do comando do Incra de Alagoas.
Lula também deve se reunir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Auxiliares do petista já procuraram o parlamentar para marcar o encontro. A expectativa é de que a conversa ocorra ainda nesta segunda-feira (22/4).